Melhor do Inglês, Salah vira exemplo de tolerância pós-'brexit'

Atacante dá nome a ruas no Egito e tem histórico de filantropia no país

São Paulo

Quando a cotação da libra egípcia despencou momentaneamente em 2017, Mohamed Salah, 25, atacante do Liverpool, doou 210 mil libras (cerca de R$ 1 milhão) para ajudar o governo do seu país a reequilibrar suas contas.

Não era a primeira vez que o jogador que deixou o Egito em 2012 fazia um ato de filantropia em prol do seu país natal. Ele já construiu escolas e comprou ambulâncias para Nagrig, cidade em que nasceu.

Por tudo isso, mas, principalmente, por ter ajudado a seleção do Egito a voltar à Copa do Mundo depois de 28 anos, Salah é admirado pela população do seu país. Ruas egípcias ganharam o seu nome após a classificação.

Agora, o atacante acumula admiradores também fora do país. Com 31 gols em 35 rodadas do Inglês, foi eleito o melhor jogador da atual temporada do campeonato nacional.

Ele é o segundo africano a receber o prêmio –o primeiro foi o argelino Riyad Mahrez, do Leicester, em 2015/2016.

Apesar de os ataques contra muçulmanos terem aumentado no Reino Unido, especialmente após a decisão do país de sair da União Europeia (chamada de "brexit"), Salah não esconde sua fé islâmica.

Ele costuma celebrar seus gols fazendo o "sujood", gesto típico muçulmano de encostar a testa no chão, que representa elevação espiritual.

Salah celebra gol fazendo o 'sujood', gesto muçulmano de elevação espiritual
Salah celebra gol fazendo o 'sujood', gesto muçulmano de elevação espiritual - 17.mar.2018 - Lee Smith/Reuters

Em retribuição, os torcedores do Liverpool costumam cantar que, se o atacante fizer mais gols pelo clube, eles se converterão para o Islã.

Salah foi contratado em junho de 2017 pelo Liverpool por 39 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões). Sua aquisição não ficou entre as 15 mais caras da atual temporada.

"Não poderíamos ter 100% de certeza sobre ele. Foi uma barganha? Não sei, isso são negócios", afirmou Jurgen Klopp, treinador do Liverpool.

A adaptação ao clube foi rápida, como mostram seus números. Se fizer mais quatro gols nas últimas três rodadas do Inglês, Salah será o maior artilheiro do torneio em uma única temporada.

Antes, ele disputa a semifinal da Liga dos Campeões da Europa contra seu ex-time, a Roma, nesta terça-feira (24), às 15h45 (de Brasília).

O título europeu parece mais próximo de Salah que o do Mundial. Mesmo assim, a expectativa para vê-lo em ação na Rússia é grande.

"Ele fez gols na Itália e na Inglaterra. Acho que será muito difícil mantê-lo quieto na Copa do Mundo", afirmou Arsène Wenger, treinador do rival Arsenal.

Na TV
Liverpool x Roma
15h45, Band, Globo e Esporte Interativo

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.