Na Califórnia, ex-atletas pedem que maconha deixe de ser doping

Ex-jogadores da NFL e corredores apontam possíveis benefícios da droga, legalizada no estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santa Mônica (EUA)

O ex-jogador da NFL Ricky Williams liderava uma sessão de ioga na praia de Santa Mônica, num sábado, enquanto a neblina da manhã se misturava a outras névoas de cheiros adocicados. Maconha era consumida de forma discreta, mesmo com policiais circulando pelo local.

A aula serviu de aquecimento para uma corrida de 6km no calçadão e também para alongar os lutadores de jiu-jitsu, que mais tarde se apresentariam num tatame improvisado. Ao terminar suas saudações ao sol, Williams tirou selfies com fãs e distribuiu amostras de um creme de massagem feito de cannabis e outras ervas.

Participantes dos 420 Games, ou Jogos Canábicos, realizados desde 2014 na Costa Oeste dos EUA
Participantes dos 420 Games, ou Jogos Canábicos, realizados desde 2014 na Costa Oeste dos EUA - Folhapress

"Queremos mostrar que usuários de cannabis não são preguiçosos, desmotivados ou lesados. Queremos acabar com o estigma de milhares de pessoas que usam num estilo de vida saudável e responsável", explica Jim McAlpine, criador do evento 420 Games, que acontece em algumas cidades da costa oeste americana desde 2014. O número é uma referência ao horário 4h20, simbólico entre maconheiros. O evento também teve jogos de basquete, exibições de skate e dezenas de empresas exibindo produtos.
 
Desde janeiro, a droga foi legalizada para maiores de 21 anos na Califórnia, ainda que o governo federal continue a considerando ilegal. Médicos alertam que o consumo pode aumentar o risco de doenças mentais, como esquizofrenia.
 
Cerca de 4.500 pessoas participaram do 420 Games no final de semana, incluindo 800 que tomaram o percurso de 6km (ou 4,20 milhas) correndo, patinando ou de bicicleta. Katherine Donovan, 36, foi a primeira corredora a terminar, em 30 minutos. No café da manhã, ela comeu um biscoito e um pão com pasta de amendoim, tudo feito com cannabis.
 
"Estou ótima, foi uma corrida divertida", disse Donovan na linha de chegada. Ela trabalha com educação e começou a consumir um ano atrás para substituir medicamentos de dor após uma lesão na bacia. Hoje, cozinha quase todos os dias com óleo de cannabis e gosta de consumir antes de corridas longas. "Sinto que fico mais focada no movimento".
 
McAlpine gosta de dizer que seus eventos são familiares e pede para que seus participantes "se mediquem" em casa e não no local. Ele também reconhece que misturar maconha com exercício não é para todo mundo, já que há quem se sinta descoordenado.
 
Williams, que jogou 12 temporadas da NFL como running back, não fumava antes de seus jogos e sim apenas para recuperação física e mental. "Jogar na liga era muito stress", disse à Folha.
Ele foi pego em testes de substâncias ilegais e se aposentou temporariamente em 2004 do Miami Dolphins. Foi estudar ayurveda, sistema milenar de medicina indiana, e virou instrutor de ioga. "Eu era o esquisitão da NFL, mas não me arrependo", disse, rindo.
 
"A mágica da cannabis é que liga corpo, mente e alma. Às vezes, o consumo pode liberar sua mente para deixar seu corpo mais livre em seus movimentos. Fazer isto todo dia antes de um treino, acho exagero, não faz bem. As pessoas precisam se educar e aprender a usar".
 
Hoje, diversos ex-atletas da NFL defendem a retirada da droga da lista de doping e criaram o grupo Gridiron Cannabis Coalition para fomentar estudos e campanhas.

SAIBA MAIS

Alguns esportes já são tolerantes com atletas flagrados com maconha em exames antidoping. Na Liga Mundial de Surfe, por exemplo, o uso é proibido, mas somente a partir da terceira ocorrência o atleta pode ser suspenso. Antes, ele recebe acompanhamento especializado.

Na NBA (liga americana de basquete), o jogador pego pela primeira vez com maconha entra em um programa de acompanhamento. Na segunda, a multa é de US$ 25 mil. Na terceira vez, ele é suspenso por cinco jogos.

No skate, não há protocolo antidoping nacional ou internacional. Como o esporte se tornou uma modalide olímpica, assim como o surfe, as federações correm para se adequar ao programa da Wada (Agência Mundial Antidoping).

Desde 2013, o regulamento da entidade prevê que apenas quantidade acima de 150 nanogramas de tetrahydrocannabinol (um dos componentes da maconha) por mililitro é considerada doping. Isso tornou mais raros casos de punição no esporte por uso dessa substância.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.