Palmeiras publica carta aos torcedores rompendo com federação paulista

Clube alviverde cumpre promessa de boicote à festa do Estadual

O pentacampeão mundial Cafu é homenageado na festa da Federação Paulista de Futebol
O pentacampeão mundial Cafu é homenageado na festa da Federação Paulista de Futebol - Rodrigo Corsi/FPF/Divulgação
São Paulo

Com oito jogadores eleitos para a seleção do Paulista, o Palmeiras cumpriu promessa de boicote à festa da FPF (Federação Paulista de Futebol) na noite desta segunda-feira (9), em São Paulo, que premia os melhores do campeonato.

No domingo (8), após derrota na final para o arquirrival Corinthians, nos pênaltis, em casa, o presidente do clube alviverde Maurício Galiotte disparou contra a arbitragem, que voltou atrás na marcação de um pênalti de Ralf em Dudu, e a competição.

"Houve interferência externa. É uma vergonha, Campeonato estragado, jogado no lixo. Respeitamos o adversário, mas ninguém precisa passar por isso. Nem Palmeiras nem Corinthians nem outros clubes. O que digo ao torcedor palmeirense é: esqueçam o campeonato. O Palmeiras é muito maior do que o Paulistinha. Nós vamos brigar por coisas grandes. Não vamos ficar preocupados com uma situação absolutamente vergonhosa", afirmou.

Também nesta noite de segunda, o Palmeiras publicou em seu site uma carta aberta aos seus torcedores afirmando que "houve clara e evidente interferência externa na arbitragem" e rompendo com a federação.

O documento assinado por Galiotte tem uma série de exigências para retomar as relações com a entidade, como a implantação do árbitro de vídeo já para a edição de 2019 do Campeonato Paulista, além da gravação e divulgação da comunicação entre os integrantes da arbitragem, quando houver necessidade.

A carta faz parte de uma série de medidas que o clube afirmou que tomaria em relação aos acontecimentos do jogo contra o Corinthians. No mesmo dia da finalíssima, o Palmeiras, através de sua assessoria, disse que não teria nenhum representante na festa da FPF.

Para a seleção do campeonato foram eleitos o goleiro Jailson, o zagueiro Antônio Carlos, os laterais Marcos Rocha e Victor Luís, o volante Felipe Melo, o meia Lucas Lima, os atacantes Dudu e Borja —artilheiro da competição com sete gols—, além do técnico Roger Machado.

O goleiro palmeirense também foi eleito o craque da galera pelos internautas.

Completam o time dos melhores do campeonato o zagueiro Balbuena e o meia Rodriguinho, ambos do Corinthians, e o atacante Gabriel, do Santos. O clube da Baixada Santista também teve o jovem Rodrygo, 17, premiado como a revelação da competição.

O Corinthians, que conquistou seu 29º título do Campeonato Paulista, subiu ao palco da festa para erguer a taça.

O ex-lateral direito Cafu, pentacampeão mundial com a seleção brasileira, foi o homenageado da noite no evento.

LEIA A CARTA ABERTA NA ÍNTEGRA:

A Sociedade Esportiva Palmeiras entende que a instituição e seus torcedores sofreram um duro e irremediável prejuízo por uma atuação desastrosa, incompetente e irregular da comissão de arbitragem que trabalhou na partida deste domingo entre Palmeiras e Corinthians.

Houve clara e evidente interferência externa na arbitragem, comprovada através de imagens indiscutíveis, e essa atribuição não consta na regra da competição. Assim sendo, visando a lisura e transparência durante as partidas de futebol, o Palmeiras entende ser inegociável que a Federação Paulista de Futebol adote as seguintes medidas:

1. Implantação do árbitro de vídeo para todas as partidas do Campeonato Paulista a partir do ano de 2019;

2. Criação de um sistema de gravação e divulgação, quando houver necessidade, de toda comunicação entre os integrantes da arbitragem durante os jogos;

3. Reavaliação criteriosa de quem dirige o Departamento de Árbitros da FPF e avaliação mais rigorosa sobre aqueles que comandam as partidas.

Enquanto não houver uma manifestação oficial por parte da Federação Paulista de Futebol, de que essas medidas transparentes que prezam pelo bem do esporte serão adotadas, o Palmeiras irá se manter rompido com a FPF.

Dentro de campo, o Palmeiras considera a partida deste domingo como uma lamentável página virada. Há outras competições pela frente e iremos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance para conseguirmos conquistá-las. O torcedor palmeirense é peça fundamental nesse processo e seu conhecido engajamento será ainda mais importante.

Avanti Palestra!

Atenciosamente,

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Maurício Precivalle Galiotte
Presidente

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.