Descrição de chapéu

Perda de peso torturante no MMA gera empatia no leitor

A 'Grande Luta', do jornalista Adriano Wilkson conta drama de lutador

Eduardo Ohata

​O ponto de partida de “A Grande Luta”, do jornalista Adriano Wilkson, é o drama vivido pelo lutador de MMA Acácio “Pequeno” dos Santos durante um torturante processo de perda de peso.

Às vezes 20 kg, em um curto período de tempo para a pesagem à véspera de uma luta, e sua recuperação em 24 horas, para obter vantagem sobre o rival no combate: “De fora, você tem a impressão de que ele vai ‘apagar’ a qualquer momento... Ele está no limite”.

O episódio da perda de peso foi originalmente relatado em uma reportagem no UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha.

O formato de livro permite ao autor expandir a narrativa e mergulhar de vez no dia a dia de “Pequeno”, de sua mulher, Jéssica, familiares, bem como acompanhar a rotina de dezenas de outros personagens que povoam o universo dos combates de MMA.

Wilkson vivenciou durante semanas treinos, competições e viagens. Viu o dia a dia dos atletas em suas casas, hospitais, gravações de programas de televisão e foi testemunha do procedimento para perda de peso realizado pela equipe de lutadores durante a madrugada em um motel.

Por fim, ele até se ofereceu à organização de um evento para participar de um combate.

O mundo das lutas, como o próprio autor reconhece, é uma novidade para ele, por isso mesmo sua narrativa, sempre em primeira pessoa, funciona como se fosse os olhos do leitor.

O lutador de MMA Acácio 'Pequeno' dos Santos
O lutador de MMA Acácio 'Pequeno' dos Santos, retratado em livro - Divulgação

Em vez de ideias ou teorias preconcebidas, ele permite que os personagens conduzam a narrativa e, vez por outra, os confronta com questionamentos pessoais, com respostas reveladoras.

Impossível não sentir empatia por alguns dos personagens e suas expectativas, anseios, incertezas e medos, mesmo que seja um brutamontes de quase dois metros de altura.

Como quando o protagonista é surpreendido com a notícia de que vai ser pai, ou quando derruba água no cartão-resposta de um concurso da PM no qual apostava suas fichas.

O mainstream, por meio da estreia do lutador Paulo “Borrachinha” no glamoroso UFC, ou as dificuldades de mulheres que competem em um ambiente machista estão entre os outros assuntos abordados.

As narrativas são intercaladas com pinceladas na história do Brazilian Jiu-jitsu, o funcionamento do sistema de pesos, a origem do vale-tudo e dos torneios de MMA UFC, Pride, etc.

Quem é fã de carteirinha do MMA pode até pular esses capítulos, mas são úteis para quem toma contato  com ele pela primeira vez.

“A Grande Luta” funciona tanto para quem é fã de MMA quanto para quem nunca assistiu a uma luta, mas tem curiosidade sobre o esporte e, principalmente, se interessa pela história de seus personagens.

 

A Grande Luta

AUTOR Adriano Wilkson

EDITORA Todavia

QUANTO R$ 44,90 (livro físico) e R$ 29,90 (ebook)

AVALIAÇÃO Muito bom   ★★★★    ​

Eduardo Ohata é Jornalista, co-autor do livro ‘Anderson Spider Silva’ e blogueiro do UOL

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.