Regular, Balbuena conquista terceiro título no Corinthians e negocia novo contrato

Zagueiro paraguaio faz sucesso com boas atuações na defesa e gols de cabeça

Alex Sabino Luiz Cosenzo
São Paulo

Fabián Balbuena, 26, já sabe o que vai acontecer quando um torcedor pede para tirar uma foto consigo cada vez que vai a um shopping ou a um restaurante. O pedido é inevitável: fazer o gesto de saudação militar, que o zagueiro paraguaio usa na comemoração dos gols.


Ele não tem uma explicação lógica para a escolha do gesto. Apenas aconteceu.


“Foi uma forma de saudar os torcedores e acabou ficando”, afirma.


O sucesso de Balbuena aconteceu aos poucos, de forma tão discreta quanto o seu perfil de poucas palavras fora de campo. Os pedidos de entrevista se acumulam na assessoria de imprensa do clube. Ele reluta em concedê-las. 


Prefere usar redes sociais para passar mensagens. Certa vez, por meio delas, contestou o valor das cifras que supostamente estaria pedindo para renovar contrato. Ele nega que seus empresários tenham solicitado luvas de R$ 16 milhões, distribuídas durante a duração de um novo contrato. 


“Balbuena exerce uma liderança sem gritar, sem gestos exagerados. É um jogador regular e que passa segurança para todo o time”, elogia Fábio Carille.


Por isso o treinador costuma escolhê-lo para usar a braçadeira de capitão, esporadicamente dividida com Cássio (capitão neste domingo) e Fagner.


Desde o ano passado o zagueiro chama a atenção de times europeus. O último interessado seria a Sampdoria (ITA).


Há desgaste na relação da diretoria com seus agentes, um paraguaio e outro argentino, situação parecida com o que aconteceu com Pablo, seu companheiro de zaga na campanha do título brasileiro do ano passado.


Levantar a taça de campeão paulista dentro do Allianz Parque, contra o Palmeiras, aumentou seu cacife para negociar.


Balbuena é um sujeito pragmático. Em todas as entrevistas diz desejar continuar em Parque São Jorge, mas se nega a fazer declarações de amor que podem lhe atormentar no futuro. 


“Eu não digo esse negócio de que não atuaria em outro clube brasileiro. Depois acontece algo sobre isso e vão dizer que eu sou mentiroso.”


O Corinthians chegou a trazer Marllon, ex-Ponte Preta, como reposição para uma eventual saída do paraguaio.


Contratado por R$ 6 milhões no início de 2016, Balbuena é também uma arma ofensiva. As faltas quase sempre são cruzadas em sua direção. 


Ele foi, ao lado de Jadson, o artilheiro do Corinthians no Campeonato Paulista, com três gols. 


Com os problemas de criatividade que o clube enfrentou até agora na temporada e a falta de um substituto para Jô na posição de centroavante, a força aérea ofensiva de Balbuena é tão bem-vinda quanto a defensiva.


A eficiência chamou a atenção até de seu compatriota Gamarra, um dos maiores zagueiros da história do Corinthians, que lhe deu conselhos sobre a carreira.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.