Revigorado, Real Madrid faz reedição de final contra a Juventus

Time inicia disputa das quartas da Liga dos Campeões com novo fôlego após eliminar o PSG

Técnico Zinedine Zidane, do Real Madrid, concede entrevista coletiva na véspera do jogo contra a Juventus
Técnico Zinedine Zidane, do Real Madrid, concede entrevista coletiva na véspera do jogo contra a Juventus - Max Rossi/Reuters
São Paulo

O mata-mata da Liga dos Campeões deu uma nova motivação ao Real Madrid. Maior vencedor da competição, com 12 troféus, o time espanhol tem apresentado um futebol mais sólido e regular desde o primeiro jogo das oitavas de final, quando venceu o Paris Saint-Germain no estádio Santiago Bernabéu.

Nesta terça-feira (3), às 15h45 (de Brasília), o time madrileno disputa a partida de ida das quartas de final contra a Juventus, em Turim. O confronto é a reedição da final da última edição do torneio, vencida pelos espanhóis por 4 a 1, em Cardiff.

O atual momento do Real Madrid contrasta com a maior parte de sua temporada. O clube foi deixado para trás pelo Barcelona no Espanhol e se classificou em segundo na fase de grupos da Liga dos Campeões, com três pontos a menos que o Tottenham.

Em 23 de dezembro, o time mergulhou no momento mais crítico da temporada. Perdeu no Santiago Bernabéu por 3 a 0 para o arquirrival catalão e viu o técnico Zinédine Zidane balançar no cargo. A sequência de dez jogos que se seguiu a esse fracasso só ampliou a crise em Madri.

O time venceu cinco partidas, empatou três e perdeu duas vezes. Entre os tropeços estava a inesperada eliminação nas quartas de final da Copa do Rei para o modesto Leganés, com derrota por 2 a 1 no Santiago Bernabéu. 

A virada no desempenho veio justamente quando o time precisou decidir seu futuro na Liga dos Campeões. Diante de um PSG que depositava todas as suas fichas no título europeu, o Real Madrid se impôs dentro de casa e venceu por 3 a 1, mesmo sem dominar o jogo inteiro.

A sequência de nove jogos após o duelo foi marcada por oito vitórias, incluindo novo triunfo por 2 a 1 sobre o PSG, em Paris, e apenas uma derrota. O revés foi diante do Espanyol, por 1 a 0, em partida em que o Real Madrid foi a campo com o time reserva.

Treinador Massimiliano Allegri observa jogadores da Juventus no último treino antes da partida contra o Real Madrid
Treinador Massimiliano Allegri observa jogadores da Juventus no último treino antes da partida contra o Real Madrid - Marco Bertorello/AFP

A recuperação só não conseguiu dar ao time da capital espanhola a perspectiva de ser campeão nacional. No terceiro lugar, com 13 pontos a menos do que o líder Barcelona, o título europeu se apresenta como única chance do Real salvar sua temporada.

“Somos um time muito diferente daquele que enfrentou a Juventus em Cardiff. Estamos praticamente todos aqui, mas a nossa temporada não foi tão boa quanto as pessoas esperavam. O que queremos é que ela seja outra vez”, disse Zidane, em entrevista nesta segunda (2).

Para o técnico, o reencontro não tem nada a ver com a última final europeia. “Aquela partida foi boa para nós, mas agora é completamente diferente”, afirmou. 

A dúvida no time titular é se Zidane escalará Isco, que reclamou da falta de oportunidades depois de anotar três gols na goleada por 6 a 1 que a Espanha aplicou na Argentina, na última semana.

Pela Juventus, o técnico Massimilano Allegri negou que o duelo representará vingança. “Em Cardiff, nós tivemos um problema mental após o intervalo. Não soubemos jogar por 15 minutos, e isso foi fatal para nós”, disse.

A receita para vencer, segundo Allegri, é manter a posse de bola e não dar espaços. “Devemos ser inteligentes, algo que não fizemos na final. Temos que ter ambição, jogar como sabemos e estar na partida a todo momento.”

A Juventus lidera o Italiano, com quatro pontos a mais que o vice-líder Napoli, e enfrenta o Milan na final da Copa da Itália, no dia 9 de maio.

JOGOS DAS QUARTAS DA LIGA DOS CAMPEÕES

Terça (3), às 15h45

Juventus x Real Madrid
Times reeditarão a final da última Liga dos Campeões, vencida por 4 a 1 pelo clube espanhol
Na TV: Globo e Esporte Interativo
Jogo de volta: 11.abr

Sevilla x Bayern
Após surpreenderem o Manchester United, espanhóis tentarão eliminar outro campeão europeu
Na TV: Esporte Interativo 2 e Space
Jogo de volta: 11.abr

Quarta (4), às 15h45

Liverpool x Mancheste City
Equipe de Mohamed Salah, o maior artilheiro da Europa, receberá em Anfield o virtual campeão inglês
Na TV: Esporte Interativo
Jogo de volta: 10.abr

Barcelona x Roma
Favoritos ao título, os catalães precisarão frear as ambições do time considerado a zebra do torneio
Na TV: Globo, Esporte Interativo 2 e Space
Jogo de volta: 10.abr

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.