Aprovado nos dois primeiros semestres do ensino fundamental, Ariel Holan foi obrigado pela mãe a repetir o curso. Segundo ela, o filho não estava maduro o suficiente para ir ao segundo ano.
Ali começava a nascer a busca do argentino Holan pelo perfeccionismo em um esporte imperfeito. Aos 57 anos, ele hoje é técnico do Independiente (ARG), que nesta quarta (18), às 21h45, enfrenta o Corinthians, em Buenos Aires, pela Copa Libertadores.
Apesar das críticas e ironias, foi o primeiro treinador a usar tecnologia nos treinamentos no futebol do país. Como drones, para filmar as atividades de uma perspectiva aérea, e aparelhos de GPS, para medir o desempenho dos atletas durante os jogos. Chegou a ter uma equipe de 12 pessoas apenas para analisar os dados estatísticos.
“Aprendi a usar tudo isso no hóquei”, afirma o treinador, que antes de ir para o futebol, passou pelas principais equipes argentinas femininas de hóquei sobre a grama. Com a seleção uruguaia, foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2003, na República Dominicana.
Holan gosta tanto de tecnologia que em um período de desemprego vendeu o carro para comprar um computador Macintosh. Circulava com o laptop na mochila dentro dos ônibus da capital. Steve Jobs, fundador da Apple, é um dos seus ídolos.
Ele não tem mais essa preocupação financeira porque o título da Copa Sul-Americana do ano passado, contra o Flamengo, no Maracanã, o colocou entre os principais técnicos do país. Foi o momento de glória do treinador que frequentava o estádio do Independiente desde os quatro anos, levado pelo pai.
“Ele sabe sempre o que deseja do time, onde devemos estar em qualquer situação. E quando não acontece, a bronca é certa”, afirma o veterano atacante Gigliotti, 30, contratação pedida por Holan ao assumir o comando da equipe, em 2017.
Aquela poderia ter sido a sua única temporada. Ele sofreu coação de Pablo Álvarez, o Bebote, um dos barras bravas mais conhecidos da Argentina, para dar dinheiro à torcida organizada. Segundo o líder do grupo, o dinheiro serviria para ajudar a pagar a viagem de torcedores para a Copa do Mundo na Rússia.
Bebote invadiu o carro de Holan na saída de um treino e o ameaçou.
O caso ganhou tanta repercussão que o barra brava teve a prisão decretada. Chegou a fugir, mas depois se entregou à polícia.
Corinthians terá Jadson e Maycon
O Corinthians terá dois retornos na partida contra o Independiente. Na armação, Jadson vai substituir Mateus Vital, que não fez boa partida diante do Fluminense, no último domingo (15), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
O volante Maycon, que ficou no banco de reservas por estar em negociação com o Shakhtar Donetsk (UCR), ocupará a vaga que foi de Renê Júnior. O zagueiro Henrique, que reclama de dores no pescoço após uma queda, treinou nesta terça-feira (17), mas é dúvida.
NA TV
Independiente x Corinthians
21h45 Globo (SP) e SporTV
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.