Descrição de chapéu Copa do Mundo

Quatro anos após título, Alemanha renova mais da metade do time

Em convocação com 27 nomes, apenas oito coincidem com a equipe campeã mundial no Brasil

São Paulo

A convocação da seleção alemã para a Copa do Mundo da Rússia mostra uma grande renovação da equipe, que tentará o pentacampeonato, em relação ao time que foi campeão no Brasil em 2014.

Dos 27 chamados por Joachim Löw nesta terça-feira (15), apenas oito estiveram na Copa do Brasil: o goleiro Manuel Neuer, os defensores Jerome Boateng e Mats Hummels, os meio-campistas Julian Draxler, Sami Khedira, Mesut Özil e Toni Kroos e o atacante Thomas Müller.

O Brasil, derrotado pela Alemanha por 7 a 1 na semifinal do último Mundial, repetiu seis nomes da lista de 2014: o lateral-esquerdo Marcelo, o zagueiro Thiago Silva, os meio-campistas Fernandinho, Willian e Paulinho e o atacante Neymar.

Até 4 de junho, a federação alemã deve confirmar quais serão os 23 que irão à Rússia. 

O goleiro Manuel Neuer não joga desde setembro de 2017
O goleiro Manuel Neuer não joga desde setembro de 2017 - Patrik Stollarz - 9.set.2016/Reuters

Eleito o melhor goleiro da Copa de 2014, Neuer pode ser um dos cortados por Löw. O goleiro do Bayern de Munique quebrou um osso do pé em setembro do ano passado, está sem jogar desde então e só retornou a treinar no clube no início de maio.

Autor do gol que deu o título à Alemanha no Brasil, Mario Götze não foi chamado para a Rússia. O atacante André Schurrle, que fez dois gols na histórica semifinal entre Brasil e Alemanha, também ficou de fora da lista de Löw.

Capitão da equipe campeã mundial em 2014, Philipp Lahm se aposentou, assim como o atacante Miroslav Klose, recordista de gols em Mundiais, com 16. Outros nomes que marcaram a conquista, como Bastian Schweinsteiger e Lukas Podolski, caminham para o final de suas carreiras nas ligas americana e japonesa, respectivamente.

A federação alemã também anunciou na terça (15) que estendeu o contrato de Löw até 2022.

Confira a pré-lista da Alemanha:

Goleiros: Bernd Leno (Bayer Leverkusen-ALE), Kevin Trapp (Paris Saint-Germain-FRA), Manuel Neuer (Bayern de Munique-ALE) e Marc-André Ter Stegen (Barcelona-ESP).

Defensores: Antonio Rudiger (Chelsea-ING), Jerome Boateng (Bayern de Munique-ALE), Jonas Hector (Colonia-ALE), Jonathan Tah (Bayer Leverkusen-ALE), Joshua Kimmich (Bayern de Munique-ALE), Marvin Plattenhardt (Hertha BerlimALE), Mats Hummels (Bayern de Munique-ALE), Matthias Ginter (Borussia Mönchengladbach-ALE) e Niklas Sule (Bayern de Munique-ALE).

Meio-campistas: Ilkay Gundogan (Manchester City-ALE), Julian Brandt (Bayer Leverkusen-ALE), Julian Draxler (Paris Saint-Germain-FRA), Leon Goretzka (Schalke 04-ALE), Leroy Sané (Manchester City-ING), Mesut Ozil (Arsenal-ING), Sami Khedira (Juventus-ITA), Sebastian Rudy (Bayern de Munique-ALE) e Toni Kroos (Real Madrid-ESP).

Atacantes: Marco Reus (Borussia Dortmund-ALE), Mario Gomez (Stuttgart-ALE), Nils Petersen (Freiburg-ALE), Thomas Müller (Bayern de Munique-ALE) e Timo Werner (RB Leipzig-ALE).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.