Aos 19 anos, revelações do basquete brasileiro já miram vaga na NBA

Yago, do Paulistano, e Jaú, do Bauru, duelam pelas semifinais da liga nacional de basquete

Daniel E. de Castro
São Paulo

​Adversários nas semifinais do NBB, Gabriel Jaú e Yago Mateus estão entre os principais talentos da nova geração do basquete brasileiro. Aos 19 anos, eles devem ter o mesmo objetivo quando a temporada da liga nacional chegar ao fim: entrar na NBA.

O ala Jaú e o armador Yago se candidataram para o draft (processo seletivo) da liga americana, que será realizado em 21 de junho.

Eles ainda podem desistir de participar do recrutamento neste ano, mas a meta de pertencer à elite do basquete num futuro próximo é realidade para ambos.

Yago, armador do Paulistano, conduz a bola no ginásio do Bauru
Yago, armador do Paulistano, durante jogo 1 em Bauru - Denise Guimarães/Folhapress

Os dois atletas, que passaram pelas categorias de base do Palmeiras e são amigos, possuem estilos de jogo bem diferentes. Com 1,76 m de altura, Yago é considerado baixo mesmo para um armador. Isso não o impediu de despertar interesse internacional.

Em abril, o jogador participou de um evento nos EUA com outras revelações de diferentes países. Ele vem sendo convocado desde o fim de 2017 pelo croata Aleksandar Petrovic para a seleção brasileira na disputa das eliminatórias para o Mundial de 2019.

O armador do Paulistano está na sua segunda temporada pela equipe e evoluiu em todos os fundamentos em relação ao ano de estreia. No mês de março, ele foi eleito pelo público para participar do Jogo das Estrelas da liga.

Segundo Gustavo de Conti, treinador do time, Yago ganhou massa muscular e melhorou sua visão de jogo nesta edição do torneio. São atributos fundamentais para compensar a baixa estatura.

"Mais forte, ele tem a capacidade de defender jogadores mais altos e aguentar o nível internacional. Ele comprou bem essa ideia. Conseguindo equacionar isso, [a altura] não fará tanta diferença na vida profissional", diz o técnico.

Na NBA, Yago tem como inspiração os armadores Isaiah Thomas (1,75 m de altura), Stephen Curry (1,90 m) e John Wall (1,93 m). "Jogadores não tão altos, não tão fortes, mas que compensam com inteligência e a maneira como controlam o jogo", afirma o atleta.

Nesta temporada, De Conti mudou radicalmente o estilo de jogo do Paulistano. O time passou a correr mais e arremessar mesmo com pouco espaço. A tática se assemelha à adotada por Houston Rockets e Golden State Warriors, os dois melhores times da conferência oeste da NBA.

O treinador afirma que a mudança de um ano para o outro foi arriscada, mas favoreceu Yago e outros atletas com características ofensivas.

"Minhas equipes nunca jogaram desse jeito, mas vejo muito basquete internacional e as equipes de sucesso estão jogando assim. Todos gostam muito mais de atacar do que de defender. Esse estilo de jogo passa confiança para os jogadores", diz De Conti.

Gabriel Jaú, do Bauru, conduz a bola no ginásio da equipe, o Panela de Pressão
Gabriel Jaú, do Bauru, no ginásio da equipe, o Panela de Pressão - Denise Guimarães/Folhapress

Altura não é um problema para Gabriel Jaú, de 2,02 m. Bem avaliado por olheiros internacionais e com experiência no basquete espanhol, o ala/pivô do Bauru decidiu se arriscar no processo de recrutamento da NBA.

"Eu me inscrevi pra receber feedback de como o pessoal vê o meu jogo e, a partir do que falarem, melhorar. Meu objetivo é tentar entrar [na liga], mas se não der os feedbacks serão bem-vindos", afirma.

Esse não seria o primeiro ato precoce na carreira do atleta, que apesar de almejar o basquete profissional desde os 14 anos, não esperava ter chegado tão novo a esse nível. Sua estreia no NBB foi há duas temporadas.

Jaú tem como referência o ala Draymond Green, do Golden State Warriors, por sua versatilidade, arremessos de três pontos e raça na defesa.

Demétrius Ferracciú, técnico do time, afirma que o ala tem características que combinam com o basquete europeu, destino que o jogador não descarta para o futuro.

Yago e Jaú são as apostas para liderar a renovação do basquete brasileiro nos próximos anos, em substituição à geração de Anderson Varejão, Leandrinho, ambos de 35 anos, e Alex, 38. O trio de veteranos chegou à NBA.

Para Demétrius, o investimento feito nas categorias de base é precário, o que dificulta o surgimento de talentos no país. "Temos um buraco de uma geração para outra, estamos muito atrasados. Saem alguns diamantes para serem lapidados, mas a quantidade ainda é pequena", diz.

Paulistano e Bauru fazem jogo 2 neste sábado

Após vencer o primeiro jogo por 78 a 72, o Paulistano tenta ampliar a vantagem no confronto contra o Bauru dentro de casa, às 14h deste sábado (5). A partida será realizada no ginásio Antônio Prado Júnior (rua Colômbia, nº 77, Jardim Paulista). A entrada para não-sócios do clube é condicionada à doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. A capacidade do ginásio é 1.300 pessoas.

Na TV: Band e SporTV 2

Yago

O armador Yago Mateus dos Santos, de 1,76 m, está em sua segunda temporada do NBB pela equipe do Paulistano e já possui convocações para a seleção; nesta edição, em que participou do Jogo das Estrelas, ele tem média de 7,9 pontos, 3 assistências e 2 rebotes por partida.

Jaú

Apelidado com o nome da cidade do interior paulista onde nasceu, o ala/pivô Gabriel Galvanini, de 2,02 m, está em sua terceira temporada do NBB pela equipe do Bauru; ele tem média de 7,5 pontos, 4,6 rebotes e 1,5 assistência por partida nesta edição do torneio.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.