Descrição de chapéu Copa do Mundo

Após ronda médica e corte, Tite divulga lista para Mundial

Médico da seleção garantiu Neymar, liberou Fágner e vetou Daniel Alves

Rio de Janeiro

Antes de Tite confirmar a lista dos 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo, o que fará a partir das 14h desta segunda-feira (14), coube ao médico da seleção, Rodrigo Lasmar, definir alguns nomes que estarão na Rússia. 

Ele começou uma maratona para avaliações médicas na quarta-feira (9), em Paris, e terminou neste domingo (13), em São Paulo. 

O saldo foi o corte do lateral Daniel Alves, por lesão no joelho direito, e o aval para Neymar e Fágner, em recuperação de lesões no pé e na coxa, respectivamente, disputarem o Mundial da Rússia. 

O veto a Alves foi anunciado na sexta (11) por Lasmar, que no dia seguinte confirmou Neymar na Copa.
Segundo o médico, o atacante está recuperado da cirurgia no pé direito, realizada em março, e volta a treinar com bola nesta semana.

Para a vaga de Daniel Alves, única aberta no time titular, Fágner, do Corinthians, e Danilo, do Manchester City, são os favoritos. 

Preferido de Tite, Fágner foi liberado no domingo pelo médico da seleção brasileira para ser convocado. 

"Ainda não podemos determinar se ele volta aos treinos em uma semana ou mais, mas a recuperação tem corrido bem e do ponto de vista médico não há impedimento. O jogador pode se recuperar para a Copa", disse Lasmar em entrevista ao UOL.

Já Danilo foi titular da seleção no amistoso contra o Japão, em novembro. Rafinha, do Bayern de Munique, corre por fora. Ele foi chamado por Tite para amistosos em junho de 2017. 

Além do novo titular da lateral direita, o treinador chamará mais seis reservas que ainda não estão garantidos na lista do técnico. Restam um goleiro, um lateral direito, um lateral esquerdo, um zagueiro, um meia e um atacante.

Dos 16 confirmados na Copa, nenhum joga no Brasil. 

Entre quem joga no país, Cássio e Fágner, do Corinthians, Rodrigo Caio, do São Paulo, e Arthur, do Grêmio, são os mais cotados para ir à Copa.

Desde que o futebol começou a se internacionalizar, com atletas estrangeiros atuando com mais frequência em clubes da Europa nos anos 1970, os treinadores sempre têm recorrido a quem está no exterior para formar a seleção.

Na fracassada campanha de 2014, o técnico Luiz Felipe Scolari chamou apenas quatro que atuavam no país --os goleiros Jefferson e Victor e os atacantes Fred e Jô.

Na última conquista da seleção, em 2002, 12 dos 23 convocados jogavam no Brasil.

Até hoje, nunca uma seleção brasileira disputou uma Copa sem atletas com a camisa de clubes locais.

Depois de convocação, Tite vai para bancada do Jornal Nacional

Na noite desta segunda, Tite será entrevistado na bancada do Jornal Nacional, da TV Globo. Desde a convocação de 2006, o técnico da seleção participa do programa após a divulgação da lista.

Os treinos começam na próxima segunda (21), na Granja Comary, em Teresópolis No dia 27, a delegação embarca para a Inglaterra, onde fará a fase final de preparação.  

A chegada à Rússia está prevista para o dia 11. A estreia, contra a Suíça, em Rostov, é no dia 17 de junho.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.