Descrição de chapéu Futebol fifa

Buffon anuncia saída da Juventus após 17 anos e faz último jogo no sábado

Aos 40 anos, goleiro ainda não definiu data de aposentadoria do futebol

O goleiro Buffon posa para fotos com os torcedores da Juventus, após entrevista coletiva em que anunciou sua saída do clube
O goleiro Buffon posa para fotos com os torcedores da Juventus, após entrevista coletiva em que anunciou sua saída do clube - Massimo Pinca/REUTERS
São Paulo | UOL

O goleiro Gianluigi Buffon anunciou nesta quinta-feira que, após 17 anos defendendo o clube, se despedirá da Juventus no próximo sábado, no duelo contra o Verona, às 10h (de Brasília), pelo Campeonato Italiano. O arqueiro de 40 anos, no entanto, disse ainda não ter tomado uma decisão sobre a aposentadoria. 

 
"Sábado será o meu último jogo pela Juventus e terminar esta jornada com duas taças e com o presidente e todo o mundo da Juventus ao meu lado será muito especial", disse em entrevista, referindo-se às conquistas do Campeonato Italiano e da Copa da Itália", disse Buffon.
"Tenho orgulho de ter jogado com o melhor da minha capacidade até agora, com performances que beneficiaram a mim e a este clube. Eu tomo essa decisão em um estado de espírito calmo e feliz", completou o goleiro.​
 
Sobre o futuro, Buffon admitiu que existe a possibilidade de continuar atuando por um outro clube, mas não na Itália. Ele ainda avalia propostas para trabalhar em cargos diretivos, inclusive um do presidente da Juventus, Andrea Agnelli. A decisão deve ser tomada na próxima semana

"Projetos? Sábado eu vou jogar um jogo e esta é a única coisa certa. Com Agnelli há um diálogo contínuo, ele sabe tudo o que está acontecendo comigo. Até 15 dias atrás eu tinha certeza que eu iria parar, agora eu acho que há algumas propostas estimulantes, dentro e fora do campo. Andrea Agnelli me enviou o mais importante fora do campo. Na próxima semana, após 2 ou 3 dias de reflexões, tomarei uma decisão final, que será a que gritará meu temperamento. Se eu tivesse que continuar, definitivamente não será na Itália", afirmou.

Veja o vídeo que o perfil da Juventus no Twitter publicou em homenagem a Buffon:

Buffon chegou à Juventus em 2001, depois de se destacar no Parma, em uma transferência recorde para um goleiro na época: 52 milhões de euros.

Nestes 17 anos no clube, o goleiro conquistou nove edições do Campeonato Italiano - seriam 11 se os títulos de 2004/05 e 2005/06 não fossem retirados do clube pelo caso de corrupção  -  e quatro da Copa da Itália. Porém, se despediu sem conquistar um de seus maiores objetivos, a Liga dos Campeões, torneio no qual foi vice-campeão 3 vezes.

Na seleção italiana, Buffon chegou à glória em 2006, quando conquistou o tetracampeonato com a Itália. A queda nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em 2017 significou uma despedida temporária do goleiro ao time nacional, já que três meses após dizer que havia se aposentado da seleção ele participou de amistosos em março.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.