Com corte de Romero, escolha de goleiro abre polêmica na Argentina

Sampaoli foi ironizado por pai de arqueiro suplente e entrou em conflito com técnico do River

Alex Sabino Bruno Rodrigues
São Paulo

O corte do goleiro Sergio Romero, 31, deixou a seleção da Argentina em estado de alerta a pouco mais de 20 dias para o início da Copa do Mundo da Rússia.

Titular nos dois últimos Mundiais, o jogador do Manchester United (ING) se lesionou na última terça (22) e foi cortado do grupo. Seu substituto já foi anunciado: Nahuel Guzmán, 32, do Tigres (MEX), que estava entre os 35 pré-convocados por Jorge Sampaoli.

Sem Romero, abre-se a disputa pela titularidade da equipe. Willy Caballero, 35, do Chelsea (ING), e Franco Armani, 31, do River Plate (ARG), são os principais concorrentes. Ambos são goleiros experientes, mas de pouca rodagem na seleção. Caballero, inclusive, é reserva no Chelsea.

Romero lesionou o joelho direito e foi cortado do grupo que vai à Copa do Mundo na Rússia
Romero lesionou o joelho direito e foi cortado do grupo que vai à Copa do Mundo na Rússia - Juan Mabromata/AFP

Para Nery Pumpido, goleiro campeão do mundo em 1986, escolher o titular da camisa 1 na Rússia não deverá ser um problema para Sampaoli.

"A ausência [de Romero] será sentida. Mas a Argentina não tem problemas no gol. Depois de Messi, o posto de goleiro é o mais tranquilo nos últimos tempos", diz à Folha.

A corrida pela escolha do titular, porém, suscitou polêmicas e acusações.

Pai de Nahuel Guzmán, o cartunista Jorge Guzmán havia desenhado e postado no Facebook, no dia do anúncio da lista de 23, uma ilustração de Jorge Sampaoli com uma máscara, vestindo uma camisa da seleção do Chile [onde Sampaoli trabalhou] e com tatuagens de canais de TV argentinos, indicando falsidade da parte do técnico e um suposto lobby da mídia local pela convocação de Armani.

O goleiro do River nunca havia sido convocado. Guzmán, por outro lado, participou das eliminatórias.

"Fiquei surpreso com a repercussão. Acho que o cartum não é tão importante assim, e o futebol, embora seja importante, não deveria estar tão alto na lista de prioridade do argentino, ainda mais com os problemas que enfrentamos", disse Jorge Guzmán.

"O desenho foi uma forma de ironizar porque o sonho do meu filho era jogar a Copa do Mundo. Algumas pessoas pediram para eu me desculpar. Não vou fazer isso", completa o cartunista, que apagou a imagem após seu filho ser chamado para integrar o elenco.

Sampaoli gostaria de contar com todos os seus goleiros o mais rápido possível. Porém, Marcelo Gallardo, técnico do River, não liberou Armani, convocado para enfrentar o Flamengo nesta quarta (23).

Isso alimentou o histórico de rusgas recentes entre os dois. Gallardo não gostou de uma reunião surpresa que Sampaoli teve com dois de seus atletas em abril.

Do estado de alerta pela lesão de seu goleiro titular, a seleção argentina passou a estar em estado de ebulição, o que não é uma novidade.

Foi assim, sob desconfiança e com problemas na preparação, que a equipe conquistou o título de 1986, o último de sua história. Taça que o argentino espera levantar mais uma vez em julho, não importa quem seja o camisa 1.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.