Descrição de chapéu Rússia

Emissora diz que jornalista especialista em doping foi barrado na Copa

Repórter de TV alemã foi declarado persona non grata na Rússia, diz o canal público ARD

O jornalista alemão Hajo Seppelt ao deixar entrevista coletiva da organização dos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro
O jornalista alemão Hajo Seppelt ao deixar entrevista coletiva da organização dos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro - Fabrice Coffrini - 10.mai.16/AFP
Thomas Escritt
Berlim | Reuters

A Rússia recusou o credenciamento da Copa do Mundo para um jornalista especializado em investigações de doping ilegal que a emissora pública alemã pediu para incluir em sua equipe de cobertura da próxima Copa, disse a própria emissora nesta sexta-feira (11).

 

A televisão alemã ARD esperava mandar seu repórter esportivo investigativo Hajo Seppelt, depois que o esporte russo foi abalado por uma série de escândalos envolvendo seus atletas usando drogas para aumentar a performance em eventos esportivos internacionais.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita ao estádio de Sochi
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita ao estádio de Sochi - Alexey Nikolsky - 3.mai.18/AFP

A emissora disse que Seppelt foi declarado persona non grata, barrado de entrar na Rússia, em resposta ao seu pedido para credenciar o jornalista, que fez reportagens sobre escândalos de doping na Alemanha, na China e no Quênia, assim como na Rússia.

A recusa do credenciamento para cobrir um importante evento esportivo foi "único na história do jornalismo esportivo da ARD", declarou a emissora, descrevendo a recusa como uma "violação inaudita da liberdade de imprensa".

O Comitê de Organização da Copa do Mundo na Rússia e o Ministério de Relações Exteriores russo não responderam imediatamente aos pedidos da Reuters por comentários.

A Copa do Mundo sediada na Rússia começa no mês que vem, após uma série de escândalos de doping nos últimos anos que levaram vários atletas russos a serem impedidos de competir em grandes eventos internacionais e a suspensão de várias federações esportivas russas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.