Descrição de chapéu Espanha Futebol Rússia

Espanhóis são maioria entre finalistas da Liga dos Campeões que vão à Copa

Desde 2002, espanhóis lideram o ranking. Brasil também tem sido constante

Bruno Rodrigues Luiz Cosenzo
São Paulo

Encontro da elite do futebol mundial, a final da Liga dos Campeões, no próximo dia 26, em Kiev, deverá ter 26 jogadores que disputarão a Copa do Mundo na Rússia.

A decisão entre Real Madrid e Liverpool, que nesta quarta-feira (2) se classificou mesmo com a derrota por 4 a 2 para a Roma, mantém uma constante em relação à nacionalidade dos jogadores que chegam ao topo do torneio de clubes em ano de Mundial.

Há uma supremacia espanhola de atletas no jogo que define o vencedor da Liga dos Campeões. Neste século, em quatro das cinco edições do torneio europeu em anos de Copa do Mundo, o país foi o que mais teve atletas da sua seleção na disputa.

O desempenho de Real Madrid e Barcelona influenciam o domínio ibérico. O Real ganhou as edições de 2014, 2016 e 2017, enquanto o time catalão faturou a taça em 2015.

Sergio Ramos comemora gol do Real Madrid
Sergio Ramos estará na final da Liga dos Campeões, assim como esteve em 2014, outro ano de Copa - Christof Stache/AFP

Dos sete atletas da seleção espanhola que almejam o título europeu neste ano, seis atuam pelo Real: Carvajal, Sergio Ramos, Nacho, Isco, Lucas Vázquez e Marco Asensio. No Liverpool há Alberto Moreno.
Quatro ingleses que deverão jogar a Copa atuarão na decisão em Kiev —todos do Liverpool. 

Dos 34 inscritos pelo Real nesta Liga dos Campeões, 15 atletas de diferentes nacionalidades devem jogar a Copa. Já do Liverpool, nove atletas certamente estarão na Rússia.

Tendência, a superioridade no número de jogadores espanhóis na final da Liga dos Campeões em ano de Copa do Mundo foi quebrada na edição de 2010, entre Inter de Milão e Bayern de Munique. Na oportunidade, a Espanha nem sequer teve atleta na final.

A seleção espanhola conquistou a Copa pela primeira vez justamente naquele ano.

Eliminada pelos espanhóis na semi, a Alemanha teve sete atletas na final de 2010, o maior número daquela edição.

Em 2014, a Europa assistiu aos espanhóis Real Madrid e Atlético de Madri decidirem a Liga dos Campeões. No total, sete jogadores da seleção do país no Mundial estiveram na finalíssima. O país foi eliminado ainda na primeira fase do torneio naquele ano. Foi a pior campanha de uma seleção que defendia o título na história dos Mundiais.

Cristiano Ronaldo, principal jogador do título do Real Madrid em 2014, também sucumbiu juntamente com a seleção de Portugal, desclassificada na primeira fase.

Na época, o craque português atuou pelo time espanhol até o dia 24 de maio. Cinco dias depois, se apresentou à seleção portuguesa desgastado com uma lesão na coxa esquerda e dores no joelho. 

O desgaste dos atletas que eventualmente chegassem à final da Liga dos Campeões era uma preocupação do técnico da seleção brasileira, Tite.

“Eu gostaria que no dia 17 de maio, final dos campeonatos europeus, todos estivessem decididos antecipadamente e que não chegasse nenhum brasileiro na final da Champions também”, disse Tite.

Com Real e Liverpool na final deste ano, o treinador terá três baixas no início da preparação, que começa dia 21 de maio na Granja Comary: Marcelo, Casemiro e Firmino.

Eles se apresentarão após o dia 29 de maio em Londres, quando o grupo inicia a segunda etapa da preparação.

O número de jogadores que ficarão fora da primeira etapa de treinamentos poderia ser maior, caso Paris Saint-Germain e Manchester City tivessem chegado à final da Liga dos Campeões.

O time francês conta com Daniel Alves, Miranda, Thiago Silva e Neymar. Já o clube inglês tem Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus. Danilo, que também pertence ao clube inglês, briga por vaga com o corintiano Fagner.

A estreia do Brasil será contra a Suíça, dia 17, em Rostov.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.