Indicada, cirurgia tiraria Daniel Alves da Copa do Mundo

Maioria dos ortopedistas ouvidos pela Folha aponta que lesão pode tirar lateral do Mundial

São Paulo e Rio de Janeiro

A chance do lateral direito Daniel Alves, 35, passar por um procedimento cirúrgico e, consequentemente, ficar fora da Copa do Mundo é grande. 

Essa é a opinião de seis dos oito ortopedistas ouvidos pela Folha após analisarem o comunicado do Paris Saint-Germain sobre a lesão do atleta. Outros dois disseram que um tratamento não cirúrgico, com recuperação mais rápida, poderia ser considerado.

 

Daniel Alves sofreu a contusão no joelho direito durante o segundo tempo da vitória do clube francês sobre o Les Herbiers, na última terça (8), pela final da Copa da França. 

De acordo com a equipe francesa, os exames realizados nesta quarta-feira (9) “mostraram que o lateral teve uma desinserção do ligamento cruzado anterior [quando o ligamento se solta da sua inserção no osso] com uma entorse no póstero-externo”. 

Ainda segundo o comunicado, o camisa número 2 da seleção brasileira precisará passar por um período mínimo de três semanas de tratamento antes de uma reavaliação para confirmar se haverá a necessidade de cirurgia.

Joaquim Grava, ortopedista e consultor médico do Corinthians, foi taxativo em relação ao procedimento cirúrgico. 

“A nota fala em desinserção. Significa que o ligamento foi arrancado. Pode significar que saiu do fêmur. Se desinseriu mesmo, é cirurgia. Aí são seis meses [para a recuperação]”.

A opinião é a mesma do ortopedista e médico do esporte, Henrique Biaggioni. “Se foi mesmo uma lesão do ligamento cruzado anterior, o atleta ficaria afastado por volta de seis meses. Os exames de imagem mostrarão qual conduta a ser tomada”, disse.

De acordo com outro ortopedista consultado pela Folha e que não quis ser identificar, a confirmação da necessidade de operação deverá acontecer após um exame que pode ser realizado antes do prazo de três semanas estipulado pelo clube na nota. 

Adriano de Almeida, especialista em cirurgia do joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, também afirmou que, em casos como este, normalmente o tratamento cirúrgico é necessário, mas afirma que o prazo de três semanas para fazer a reavaliação é correto. 

“É importante aguardar um pouco para avaliar melhor se a cirurgia é necessária e qual o tipo de cirurgia. Se houver a necessidade, o tempo de recuperação pode chegar a oito meses. Caso não tenha a necessidade, o tratamento costuma ser mais rápido.”

Daniel Alves se lesiona em jogo do PSG
Daniel Alves sentiu lesão durante decisão da Copa da França - AFP

Carlos Alba, médico do Santos, também concordou com a decisão dos médicos do PSG. 

“É cedo para dizer sobre a questão porque não há tantos detalhes. Se houve apenas um estiramento, ele pode jogar a Copa, embora não seja na condição ideal. Mas se houve um rompimento do ligamento, mesmo que parcial, é cirurgia. Não tem jeito”.

Já outro médico, que também não quis se identificar, afirmou que o tratamento conservador com fisioterapia pode deixar o lateral em condições de disputar o Mundial, porém, mais vulnerável a uma segunda lesão no local. 

Levando em conta as informações do comunicado do PSG, Carlos Frutos, médico especialista em joelhos, afirmou que Daniel Alves pode se recuperar sem cirurgia caso o joelho não apresente sinais de instabilidade e o arrancamento ósseo se consolide, mas isso que poderia levar até seis semanas. 

Caso o prazo se confirme, Daniel Alves desfalcaria o Brasil nas duas primeiras partidas  na Copa, além de ficar fora dos treinos na Granja Comary e em Londres e dos amistosos contra Croácia e Áustria 

A Folha apurou que o Paris Saint-Germain está confiante de que o lateral não terá de passar por cirurgia, embora oficialmente adote cautela e diga ser necessária aguardar a recuperação e o novo exame. 

Para dirigentes do clube , a convocação e utilização do jogador na Copa do Mundo não deve ser debatida pelo PSG. Esse é um problema da CBF.

A entidade já acompanha o tratamento do lateral. Nesta quinta (10), Lasmar vai encontrar o lateral direito e buscará mais informações sobre a lesão com médicos do PSG. 

A viagem do médico da seleção já estava prevista para avaliar a recuperação de Neymar, que voltou a treinar. 

Lateral não tem um substituto definido na seleção brasileira

Daniel Alves é o jogador mais rodado da seleção. Ele é o único no grupo de prováveis convocados que ultrapassou a histórica marca de cem partidas —já são 108 jogos pelo Brasil.

Alves é titular absoluto de Tite. Das dez convocações feitas pelo treinador, foi chamado em oito oportunidades.

Só Philippe Coutinho, Willian, Paulinho e Renato Augusto foram mais assíduos na lista do técnico. Eles ficaram fora apenas uma vez.

Caso o baiano seja cortado, Tite ainda não tem um substituto imediato para a vaga.

Fagner, do Corinthians, é o preferido do técnico. Mas o paulista de 28 anos está também em situação física delicada. Ele se recupera de uma contusão na coxa direita e deve voltar a treinar somente no final do mês de maio.

O jogador tem quatro partidas pela seleção e não fez gol.

Danilo, do Manchester City, é outra opção. Apesar de ter vestido a camisa da seleção 16 vezes, o mineiro de 26 anos teve pouco contato com Tite. Ele só foi titular na vitória em amistoso contra o Japão. 

Rafinha, do Bayern de Munique, é o azarão. Embora tenha muita experiência internacional, não tem muitos jogos pela seleção. Com Tite, atuou na goleada por 4 a 0, contra a Austrália, em junho. 

Alex Sabino, Diego Garcia , Luiz Cosenzo e Sérgio Rangel
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.