Descrição de chapéu Vôlei Vôlei de praia

Cruzeiro conquista hexa da Superliga com 24 pontos de Leal, que deixa o clube

Cubano naturalizado brasileiro foi o maior pontuador da final em cinco sets contra o Sesi-SP

São Paulo

​O Sada Cruzeiro conquistou o hexacampeonato da Superliga masculina de vôlei ao derrotar o Sesi-SP por 3 a 2, neste domingo (6), com parciais de 25/16, 17/25, 25/22, 23/25 e 22/20, no Mineirinho, em Belo Horizonte.

O destaque da partida foi o cubano naturalizado brasileiro Leal, que se despediu da equipe mineira -vai jogar pelo italiano Lube Civitanova- e foi o maior pontuador da decisão, com 24 pontos.

O ponteiro também foi eleito o melhor jogador da temporada, e foi surpreendido com um vídeo de depoimentos de colegas exibido no telão do ginásio.

Leal, ponteiro do Cruzeiro, ataca a equipe do Sesi-SP na final da Superliga, em BH
Leal, ponteiro do Cruzeiro, ataca a equipe do Sesi-SP na final da Superliga, em BH - Pedro Vale/AGIF/Folhapress

Os seis títulos do Cruzeiro foram vencidos nas últimas sete temporadas da Superliga. A equipe só não triunfou nesse período em 2012-13, quando perdeu na final para o time carioca RJX.

O clube mineiro havia vencido o primeiro jogo da final, em, São Paulo, em 28 de abril. Se o Sesi ganhasse a partida no Mineirinho, um set extra de 25 pontos decidiria o campeão. No entanto, o Cruzeiro evitou o set decisivo ao triunfar também em casa.

Embalado pelo público no Mineirinho, o Cruzeiro liderou praticamente todo o primeiro set.
Comandado por Gustavão, Lipe Fonteles, Lucão e Murilo, o Sesi reagiu e devolveu levou com folga o segundo set.

O restante do confronto foi extremamente equilibrado, especialmente o tiebreak, no qual o Sesi desperdiçou três match points e viu Leal ser decisivo ao virar para 18/17.

No último ponto do jogo, Murilo, que atuou como líbero durante a temporada, errou uma recepção e facilitou o ataque final de Simon.

Também cubano, Simon foi eleito o melhor sacador da Superliga. O prêmio de melhor levantador ficou com outro estrangeiro do Cruzeiro, o argentino Nico Uriarte.

O Cruzeiro é o segundo maior vencedor da Superliga masculina, somente atrás do heptacampeão Minas Tênis Clube.

O Sesi-SP disputou quatro finais da Superliga, todas contra o Sada Cruzeiro. O time paulista só levou a melhor contra o rival mineiro em 2011.

Em seis anos de Cruzeiro, Leal conquistou cinco Superligas, três Sul-Americanos, Mundiais, Supercopas e Copas do Brasil, além de ter sido hexacampeão estadual.

“Estou sem palavras. Minha carreira aqui foi sensacional. É difícil me despedir. Estava muito nervoso no início do jogo, porque seria meu último jogo aqui. Mas sabia que tinha que ajudar a equipe. Felizmente conseguimos ser campeões”, disse Leal ao SporTV.

O ponteiro obteve a cidadania brasileira em 2015 e poderá atuar pela seleção brasileira a partir de abril de 2019. Seu objetivo é disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Leal defendeu a seleção cubana de 2007 a 2010, conquistando o vice-campeonato mundial há oito anos.
Atual treinador da equipe masculina do Brasil, Renan Dal Zotto já afirmou que Leal concorrerá a uma vaga na seleção assim que estiver liberado para representar o país.

 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.