Descrição de chapéu Copa do Mundo

Menor cidade-sede da Copa se renova para esquecer escândalo de doping

Saransk, que receberá quatro jogos no torneio, era base de técnico russo banido do atletismo

Fábio Aleixo
Saransk

Chamada de "Meca da marcha atlética" pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), a cidade de Saransk viu sua reputação esportiva ser manchada pelo escândalo de doping russo.

Quando assunto é o Mundial de futebol, muito trabalho precisou ser feito para que essa pequena cidade russa, que ocupa apenas a 62ª no ranking de municípios por população, ficasse pronta para receber quatro jogos do torneio.

Toda uma nova infraestrutura teve de ser construída.

O aeroporto local ficou fechado por mais de um ano --entre o fim de 2016 e o começo de 2018 para reconstrução que consumiu cerca de 5 bilhões de rublos (cerca de R$ 300 milhões). Diariamente, opera seis voos, todos de ida e volta para Moscou e tem capacidade para receber 300 passageiros por hora. 

Na Copa, esse número subirá para 600 utilizando um terminal temporário. A ideia das autoridades é mantê-lo ativo para sempre para que o aeroporto não perca o status de internacional.

Homens em Saransk, uma das cidades-sede da Copa do Mundo da Rússia
Homens em Saransk durante a marcha do Dia da Vitória - Maxim Shemetov - 3.mai.2019/Reuters

Hotéis também precisaram ser erguidos para abrigar as seleções participantes, jornalistas e torcedores. São sete novos locais de acomodação, sendo quatro deles em um mesmo complexo.

Um estádio teve de ser levantado do zero. A Arena Mordovia, com capacidade para 44 mil espectadores --14% da população de Saransk-- foi erguida a um custo de 15,8 bilhões de rublos (aproximadamente R$ 918 milhões).

A principal seleção a atuar lá será Portugal, do atacante Cristiano Ronaldo, em duelo com o Irã. Após o Mundial, o estádio será utilizado pela equipe local, o Mordovia FC.

"Para cidades pequenas é muito difícil organizar uma Copa do Mundo. Tivemos de fazer toda uma nova infraestrutura. Mas estamos orgulhosos do que conseguimos. Há também um impacto nas pessoas.

Aumenta a autoestima da nossa população. E com certeza é uma maneira para atrairmos mais turistas no futuro", afirmou o prefeito de Saransk, Piotr Tultaiev.

O repórter viajou a convite do comitê organizador da Copa do Mundo

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.