Moderno, Firmino é opção de Tite após ausência no Brasil

Atacante, que nunca atuou na Série A, evoluiu na Europa e briga por vaga

Luiz Cosenzo Sérgio Rangel
Londres

Há quatro anos, após anunciar Roberto Firmino como um dos convocados para a seleção brasileira, Dunga era criticado por chamar para o time um atleta desconhecido dos brasileiros, que atuava por uma equipe que frequentava o meio da tabela do Alemão.

Hoje, o alagoano de 26 anos é praticamente uma unanimidade na lista do técnico Tite para a Copa do Mundo.

O status do jogador mudou principalmente por seu desempenho na última temporada europeia. No Liverpool desde junho de 2015, ele é visto atualmente como um atacante moderno, que tem presença de área, movimentação intensa e visão de jogo.

Firmino fez boa temporada pelo Liverpool e disputa vaga com Gabriel Jesus no ataque da seleção
Firmino fez boa temporada pelo Liverpool e disputa vaga com Gabriel Jesus no ataque da seleção - MoWA Press/Divulgação

A análise é baseada nos números de Firmino na Liga dos Campeões, encerrada no último sábado (26).

Vice-campeão, o camisa 9 foi o goleador da equipe no torneio --marcou dez vezes, como Salah e Mané-- e o líder de assistências, com sete.

Os números, aliás, são responsáveis pela ida do atacante à Europa. Aos 18 anos, após marcar oito gols pelo Figueirense na Série B do Brasileiro de 2010 --ajudando o time a conseguir o acesso--, ele foi contratado pelo Hoffenheim de uma forma inusitada.

De acordo com Lutz Pfannestiel, diretor do clube alemão, Firmino foi descoberto pelo "Football Manager", jogo de computador que simula o dia a dia de um clube. Com equipes e jogadores baseados na realidade, o usuário é colocado no papel de "manager" (espécie de técnico com poderes de dirigente) e precisa planejar os treinos e negociar atletas para o seu time.

Sua contratação custou 4 milhões de euros e gerou críticas, amenizadas apenas quando ele se tornou titular do clube, no ano seguinte.

Após cinco temporadas na Alemanha, o jogador foi contratado pelo Liverpool, com quem tem acordo até 2023.

"Existia desconfiança porque saí muito cedo do Brasil. Joguei praticamente um Catarinense e uma Série B. Hoje, é gratificante ver que o torcedor reconhece o meu trabalho. Começou lá atrás, em Alagoas, e agora tenho a oportunidade de fazer história na seleção", disse Firmino à Folha.

Firmino se apresentou antes à seleção brasileira e já participou do treino da equipe nesta terça-feira (29)
Firmino se apresentou antes à seleção brasileira e já participou do treino da equipe nesta terça-feira (29) - Peter Cziborra/Reuters

O momento e o estilo de jogo do atacante convenceram Tite, que, ainda em fevereiro, adiantou sua convocação.

"Ele é inteligente para jogar. Essa é uma marca muito forte dele", disse Tite em setembro de 2017, após escalá-lo como titular contra a Colômbia, pelas eliminatórias, e deixar Gabriel Jesus no banco.

Na seleção, Firmino ainda tem status de reserva, mas virou uma ameaça para Gabriel Jesus, que alternou altos e baixos na última temporada. 

Ele se apresentou à seleção na noite de segunda (28), antes da data marcada. O atacante, o lateral esquerdo Marcelo e o volante Casemiro só precisariam se juntar à delegação em Londres nesta quarta-feira (30) por terem disputado a final da Liga dos Campeões. 

"Liverpool é aqui do lado e vim correndo. Correndo não, vim de trem. Tinha mais um ou dois dias para ficar em casa, mas resolvi vir antes e começar o trabalho já. Estar numa Copa do Mundo é um sonho de criança", disse.

Firmino atuou ao lado de Neymar no ataque da seleção no treino realizado pelo técnico Tite na tarde desta terça-feira (29). Jogando em campo reduzido, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho ficaram fora da equipe, que contou com apenas nove jogadores. Fernandinho, Paulinho e Willian foram os meios-campistas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.