Descrição de chapéu Liga dos Campeões Futebol

Na mira do tri inédito, Real Madrid recebe Bayern com a vantagem

Time espanhol pode até perder por 1 a 0 em casa para ficar com a vaga

São Paulo

O técnico alemão Jupp Heynckes, 72, do Bayern de Munique, conhece muito bem o Real Madrid e a apaixonada torcida do clube espanhol. 

Nem é tanto pelo fato de os dois clubes terem se enfrentado quatro vezes em jogos de mata-mata nas últimas sete edições da Liga dos Campeões, com duas classificações para cada lado.

Mas, principalmente, porque ele era o comandante do time espanhol em 1998. 

Após 32 anos, o Real Madrid voltava a ganhar a principal competição entre clubes da Europa e dois milhões de pessoas esperaram pelo time na volta de Amsterdã, onde havia ocorrido a final contra a Juventus, da Itália.

“Foi incrível, havia tanta felicidade aqui após ganhar a Liga dos Campeões depois de tantos anos”, relembrou o treinador do Bayern de Munique nesta segunda-feira (30). 
 

Jupp Heynckes, 72, técnico do Bayern de Munique que dirigiu o Real Madrid em 1998
Jupp Heynckes, 72, técnico do Bayern de Munique que dirigiu o Real Madrid em 1998 - Javier Soriano/AFP

Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1 na Alemanha, o técnico do Real Madrid, Zinédine Zidane, anunciou que não vai mudar nada na véspera de um jogo tão importante.

A classificação do Real para a final, que pode ocorrer com um empate, qualquer vitória ou até uma derrota por 1 a 0, já que fez dois gols fora de casa, critério de desempate.

Atual bicampeão, o clube espanhol tenta um feito inédito na Liga dos Campeões. Ninguém venceu o torneio três vezes seguidas, desde que a competição foi remodelada em 1992.

“Estamos fazendo o impossível parecer fácil. Ninguém havia ganho o troféu duas vezes seguidas [na versão atual da Liga dos Campeões] e pareceu fácil, agora é continuar”, afirmou Ramos.

Sergio Ramos, defensor do Real Madrid
Sergio Ramos, defensor do Real Madrid - Gabriel Bouys/AFP

Uma eventual classificação do Bayern, que precisa vencer o jogo por dois gols de diferença (derrota por um gol de diferença fazendo pelo menos dois gols também serve), será histórica.

Até hoje, em toda a história da Liga dos Campeões, apenas dois clubes conseguiram a vaga em um duelo classificatório, após terem perdido o primeiro jogo em casa.

Uma das vítimas foi o próprio Bayern, na temporada 2010/2011. Os alemães caíram nas oitavas, em casa, para a Internazionale de Milão, após vencerem o jogo na Itália, mas perderem em Munique.

Na outra vez, em 1995/1996, o Panathinaikos, da Grécia, saiu na semifinal. Ganhou fora, a primeira, do Ajax, da Holanda. Mas no jogo de volta, em casa, foi goleado por 3 a 0.​

Erramos: o texto foi alterado

O Ajax passou pelo Panathinaikos na semifinal da Liga dos Campeões da UEFA de 1996 e avançou para a final, e não o contrário, como foi publicado em versão anterior. A informação foi corrigida.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.