Neto de Fittipaldi planeja retorno às pistas até o final de julho

Pietro Fittipaldi se recupera de fratura nas pernas após acidente na Bélgica

Marcelo Laguna
São Paulo

Ainda em recuperação do grave acidente que lhe causou fratura nas pernas, durante treinos na Bélgica para uma etapa do Mundial de Endurance, o piloto brasileiro Pietro Fittipaldi já planeja seu retorno às pistas para o final de julho.

Neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão de Fórmula 1, Pietro está fazendo tratamento em Indianápolis (EUA), após sofrer fratura nas pernas durante os treinos de classificação para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, válida pelo Mundial de Endurance, no começo de maio. 

Pietro Fittipaldi
Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, está se recuperando em Indianápolis (EUA), após o acidente sofrido no início de maio, na Bélgica - Divulgação/IndyCar

Ele vem sendo acompanhado pelo médico Terry Trammell. Especialista em traumatologia, ele é um dos médicos responspaveis pelos atendimentos na Fórmula Indy. Foi Trammell quem cuidou de Emerson Fittipaldi após um forte acidente sofrido em 1996, no circuito oval de Michigan.

"Traçamos uma meta para que eu possa retornar às pistas em cerca de oito semanas. Assim, se tudo correr bem, poderia disputar a prova de Mid-Ohio pela Indy, que acontecerá no dia 29 de julho", disse Pietro, em entrevista à Folha.

O piloto vem cumprindo uma forte rotina estabelecida por Trammell e sua equipe, composta de treinos físicos e fisioterapia durante pelo menos quatro horas diárias.

"A experiência dele [Trammell] em casos como o meu é que me fizeram fazer a recuperação aqui. Além da parte de fisioterapia, tenho feito muita musculação na parte superior do corpo, para que eu esteja forte quando voltar a pilotar um carro de corrida novamente", afirmou.

O programa de recuperação em Indianápolis serve também para compensar a frustração do piloto, que tinha acertado no início do ano um contrato com a equipe Dale Coyne para participar de sete etapas da Indy. Entre elas, as 500 Milhas de Indianápolis, que serão disputadas no próximo domingo (27).

"É uma frustração, mas corrida de automóvel é uma coisa perigosa e acidentes acontecem. Estou agora focado na minha recuperação e sempre que posso, estou na pista, conversando com a minha equipe e aprender o máximo possível", afirmou.

Pietro, inclusive, estará no autódromo no domingo, acompanhando a prova de perto.

Falha mecânica

Pietro Fittipaldi ainda comentou sobre o acidente ocorrido nos treinos de classificação das 6 Horas de Spa-Francorchamps, quando perdeu o controle do carro da curva Eau Rouge, uma das mais difíceis do automobilismo, e bateu de frente no muro.

"Estava consciente após a batida. Houve uma falha elétrica no meio da curva o carro ficou sem controle no volante. Ao tentar sair, senti fortes dores e vi que tinha fraturado as pernas", comentou o piloto brasileiro.

Ele também recebeu recentemente a visita do avô Emerson, que lhe pediu para ter paciência na fase de recuperação.

"Ele me disse para acreditar nos meus médicos, pois ele conhece bem o Trammell. Falou para eu ir com calma e sempre que puder, ir até a pista e conversar com as pessoas da minha equipe, pois isso também me trará um aprendizado para o futuro", afirmou.

​O brasileiro torce também para que o acidente não atrapalhe seus planos de tentar chegar à Fórmula 1. Ele estava negociando, ao lado de seus empresários, um teste com a equipe Haas ainda esse ano. Durante o último Grande Prêmio da Espanha, o diretor da equipe americana, Gunther Steine, confirmou a informação há 15 dias, em Barcelona.

"Acho que o acidente não irá atrapalhar em nada, pois já vínhamos negociando com a Haas há algum tempo. O Gunther, após saber do meu acidente, me ligou e disse para que eu ficasse focado na minha recuperação para poder voltar bem. Ainda estamos conversando e de repente pode acontecer um teste ainda esse ano", explicou o piloto brasileiro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.