Rússia começa preparação para a Copa com brasileiro em campo

Lateral Mário Fernandes não fala russo, apesar de atuar no país há seis anos

Mário Fernandes, lateral-direito brasileiro que defende a Rússia
O lateral-direito Mário Fernandes participa do início da preparação da Rússia para a Copa do Mundo de 2018 - Fábio Aleixo/Folhapress
Fábio Aleixo
Moscou

Anfitriã da Copa do Mundo, a Rússia deu início nesta sexta-feira (18) a sua preparação para a Copa do Mundo com um brasileiro em campo: o lateral-direitp naturalizado Mário Fernandes, 27.

O atleta, que tem passaporte russo desde 2016, está entre os 28 que farão a preparação até a definição da lista final, em 4 de junho.

Sua presença entre os 23, entretanto, é praticamente certa.

No ano passado, deveria ter jogado a Copa das Confederações, mas uma fratura no nariz fez com que pedisse dispensa para poder operar. 

Depois disso, esteve em cinco partidas do time, sendo quatro oficiais.

Mesmo sem falar russo, apesar de cinco anos no país, o jogador que em 2011 pediu dispensa da seleção brasileira é elogiado por seu comportamento e esforço.

"Ele não vai aprender a falar russo em um mês se não aprendeu até agora. Não acredito nisso. Mas ele entende o que tem de fazer em campo e isso é o mais importante para nós", afirmou o técnico Stanislav Cherchesov.

"O Mário joga há muito tempo aqui e nós o conhecemos muito bem e não é a primeira vez que está na seleção. Apesar de ele não falar, entende. E dentro do grupo temos nosso preparador físico que é espanhol e fala russo. Ele ajuda na tradução e facilita o relacionamento", disse o atacante Fedor Smolov.

Parceiro de Mário no CSKA Moscou, Fedor Chalov também elogia o brasileiro.

"Não tem problema nenhum ele não falar. Ele tem relação boa com todos", disse.

TEMPORAL

A primeira atividade dos russos na base de Novogorsk, nos arredores de Moscou, foi realizada sob chuva. Intensa no início, mas que depois foi dando uma trégua.

O primeiro dia de preparação teve foco mais na parte física.

Dos 28 convocados, só três que atuam fora da Rússia e ainda estão em atividade em seus clubes não se apresentaram: o goleiro Gabulov (Brugge-BEL), o zagueiro Neustädter (Fenerbahche-TUR) e o meia Cherishev (Villareal-ESP).

Os russos treinarão em Novogorsk até domingo. Depois, viajarão para a Áustria, onde ficarão até dia 31. No dia 30 enfrentam a seleção local.

Em 5 de junho, a equipe fará seu último amistoso antes da Copa contra a Turquia, em Moscou.

A estreia no Mundial será em 14 de junho contra a Arábia Saudita no estádio Lujniki.

Na primeira fase, a anfitriã ainda enfrentará Egito e Uruguai.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.