Santos é goleado pelo Grêmio e pode ir à zona de rebaixamento

Resultado aumenta pressão sobre o técnico Jair Ventura e deixa jogadores nervosos

Homem com camisa azul listrada e homem com camisa branca em campo
Arthur, do Grêmio, e Rodrygo, do Santos, durante jogo deste domingo (6) pelo Brasileiro - Lucas Uebel/ Gremio FBPA/Divulgação
São Paulo

O Santos foi goleado pelo Grêmio por 5 a 1 neste domingo (6), em Porto Alegre, e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Para isso, basta que a Chapecoense derrote o Paraná nesta segunda (7), na Arena Condá.

O resultado no Sul aumenta a pressão sobre o técnico Jair Ventura, acusado por conselheiros da oposição e até por aliados do presidente José Carlos Peres de não fazer o time agredir os adversários e sempre se defender à espera do contra-ataque.

Uma opção que a equipe não teve contra o Grêmio, que controlou os 90 minutos sem grande dificuldade.

A resposta de Ventura é que os reforços que ele imaginava ter quando foi contratado ainda não chegaram. Especialmente jogadores para compor o meio de campo, que tem pequeno poder de criatividade.

No setor ofensivo, à exceção do garoto Rodrygo, 17, ninguém tem se salvado. Gabriel, o principal reforço para 2018, teve mais uma atuação apagada. Mas ele tem jogado como centroavante, pelo setor central, o que jamais foi sua especialidade.

O presidente tem sinalizado com a aquisição do meia argentino Zelarayán, 25, que está no Tigres (MEX). Mas desde o início da temporada o Santos tenta comprar o armador, sem sucesso.

Com a goleada, os jogadores do Santos ficaram nervosos. O volante Alison e o goleiro Vanderlei tiveram um ríspido bate-boca pouco antes do final da partida. O zagueiro David Braz não permitiu que Vanderlei desse entrevistas e pediu que ele fosse para o vestiário. Em seguida, reclamou que a arbitragem ajudou ao Grêmio. O lateral Victor Ferraz tentou apaziguar os ânimos.

Os gols dos donos da casa foram marcados por Maicon (dois), Ramiro, Arthur e André, este último atacante revelado pelo Santos e integrante do time campeão paulista e da Copa do Brasil de 2010. Jean Mota chegou a empatar para os visitantes no primeiro tempo, quando o placar ainda era de 1 a 0.

Apesar de ter uma postura cautelosa em campo, a escalação do Santos não era. Eram três atacantes (Gabriel, Rodrygo e Eduardo Sasha). Mas por falta de dinamismo no meio-campo, a equipe paulista pouco ameaçou. Mesmo o gol de Jean Mota, em um chute fraco, aconteceu por causa de desvio na zaga que enganou o goleiro Marcelo Grohe.

Nas duas últimas partidas, o Grêmio marcou dez gols. Na última terça (1), havia feito 5 a 0 no Cerro Porteño (PAR), pela Copa Libertadores, justificando o favoritismo para manter o título que conquistou no ano passado.

Para sorte de Jair Ventura, o próximo jogo do Santos deverá ser mais fácil. A equipe recebe o Luverdense, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil.

No dia seguinte, o Grêmio também vai atuar pelo mesmo torneio e em casa. O adversário será o Goiás.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.