Site que oferece camisa grátis da seleção espalha vírus por WhatsApp

Suposta promoção pede que usuário envie link malicioso a amigos

Raphael Hernandes
São Paulo

​​

Com a promessa de uma camisa grátis da seleção brasileira, o site ru-promos.site/camisas tem espalhado vírus entre usuários de WhatsApp. Se você recebeu algo assim, não clique nem compartilhe.

A suposta promoção é simples: bastaria acessar a página e compartilhar seu link com pelo menos 30 amigos no aplicativo mensageiro para ganhar a camisa oficial.

Site mostra camisa da seleção brasileira no topo e suposta pesquisa que leva a compartilhamento de link no whatsapp
Página simula oferta de camisas da seleção para espalhar vírus; - Reprodução

Na prática, no entanto, ao clicar em “compartilhar no WhatsApp”, o site malicioso se espalha entre os contatos da pessoa por meio de mensagem e, posteriormente, pode chegar a instalar um vírus no celular de quem interagiu com o botão.

A reportagem da Folha encontrou pelo menos uma variação desse link, o marketplaceru.site/-camisa, que redireciona para esse mesmo endereço malicioso.

Segundo alerta emitido pela Kaspersky Lab, empresa de cibersegurança, a vítima pode chegar a esses links de três formas: por mensagens compartilhadas por algum amigo que caiu no golpe, por notificações maliciosas no próprio navegador de internet ou por grupos no aplicativo. 

O site é hospedado justamente na Rússia, sede da Copa do Mundo que começa no próximo dia 14.
 

Mensagens de WhatsApp dizem que ao clicar no link enviado e compartilhar o conteúdo o usuário ganharia uma camisa da seleção
Mensagens compartilhadas por amigos prometem camisa grátis da seleção brasileira em suposta promoção - Reprodução

COMPORTAMENTOS DIFERENTES

O sistema funciona de maneiras diferentes no Android e no iOS, de acordo com o alerta da Kaspersky Lab.

No sistema do Google, é exibida uma página falsa dizendo que o celular está infectado por vírus e que, por isso, seria necessário baixar e instalar um aplicativo. 
 

Tela mostra o logo do Google e diz que foram encontrados 2 vírus no telefone da pessoa, depois oferece para baixar um aplicativo par abaixar
No Android, usuário é levado a página falsa que alerta para vírus no celular, mas, ao clicar no botão que supostamente resolveria o problema, um programa malicioso é instalado - Reprodução/Kaspersky Lab

Ao concordar com a instalação, o usuário baixa um programa malicioso do tipo adware, que exibe propagandas agressivas e pode coletar dados sobre a pessoa.

No iOS, que funciona em aparelhos da Apple, após ser redirecionado para diferentes sites, o usuário recebe supostas ofertas para instalar aplicativos legítimos, mas que dão dinheiro ao criminoso a cada instalação.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.