Descrição de chapéu surfe gabriel medina

Surfista campeão de etapa que teve tubarões pede mais segurança

Capixaba Krystian Kymerson diz que sirenes usadas na Austrália podem impedir ataques

Sheila Vieira
São Paulo

A aparição de dois tubarões na praia da Barra da Tijuca durante a etapa do Rio Surf Pro Brasil, no último domingo (6), foi uma surpresa para todos os competidores. O campeão Krystian Kymerson afirmou que os atletas ficaram chocados com a presença dos animais, e acredita que o episódio pode servir como alerta para a melhoria da segurança das competições no Brasil.

Krystian Kymerson é carregado após vencer etapa do Circuito Brasileiro de Surfe
Krystian Kymerson é carregado após vencer etapa do Circuito Brasileiro de Surfe - Abrasp/Divulgação

“Acabou a bateria da semifinal, ia entrar o feminino, e vieram dois bombeiros dizendo que tinha dois tubarões na água. Ninguém acreditou, porque a gente tinha acabado de sair da água. Foi um choque total. Eu nem sabia que tinha tubarão no Rio de Janeiro. Isso deixou a gente bem surpreso”, contou Kymerson à Folha.

Segundo o surfista, na Austrália, uma sirene toca assim que tubarões tocam em uma rede que demarca a área de competição. “Lá é assim, estrutura de país de primeiro mundo”, acrescentou o capixaba. No Rio, um salva-vidas avistou os animais e alertou a equipe de monitoramento, que interrompeu a prova por 20 minutos.

“Poderia ter uma sirene dessas aqui. Mesmo sabendo que é muito raro ter tubarão no Rio, deveria ter. O clima está mudando e lugares que não tinham tubarão estão começando a ter”, comentou o campeão da etapa.

Mesmo vencendo a etapa, Kymerson contou que ficou alerta até o fim da disputa. “Sabia que tinha um cara monitorando no jet-ski, mas a cabeça também estava pensando no tubarão. Todo mundo ficou preocupado”, ele disse.

DE VOLTA

A etapa do Rio do Circuito Brasileiro de Surfe foi a primeira que Kymerson disputou neste ano. O atleta está viajando menos por estar sem patrocínio. “Estava meio desanimado com as coisas, mas soube dessa etapa em cima da hora e minha família me apoiou. Agora vou disputar mais uma no Espírito Santos e depois duas do WQS (World Qualifying Series, segunda divisão do surfe mundial) na África e na Califórnia”, concluiu o capixaba.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.