Descrição de chapéu Copa do Mundo

Tite espera Neymar são, experiente e influente na Copa do Mundo

Líder de jogos da atual seleção, atacante é expoente de geração que gira em torno dele

Neymar treina com bola no campo da Granja Comary, em Teresópolis
Neymar treina com bola no campo da Granja Comary, em Teresópolis - Lucas Figueiredo/Divulgação/CBF
 
Teresópolis (RJ)

A equipe de Tite que disputará a Copa do Mundo da Rússia gira em torno de Neymar, 26 anos. A definição óbvia se explica pela relevância do atacante, mas também pelo histórico do jogador com os demais convocados da equipe brasileira.

Expoente de sua geração, ele é quem fez mais jogos pelo Brasil entre os atletas chamados para o Mundial. Ao seu redor terá atletas que foram seus coadjuvantes na seleção, em equipes de base e clubes.

O camisa 10 já atuou na base ou em times além da seleção principal com 9 dos outros 22 convocados de Tite. 

 
"Desde que conheci o Neymar aqui dentro, ele cresceu muito. Vocês [jornalistas] também veem isso. É muito descontraído, alegre e feliz. Ele tem um relacionamento fantástico com os jogadores. Então, além da genialidade, com essa forma espontânea de viver ele ajuda muito a gente aqui", afirmou o preparador de goleiros Taffarel.
 

A avaliação é a mesma do restante da comissão técnica. Tite e seus auxiliares consideram que o atacante do Paris Saint-Germain é o nome mais influente no vestiário da seleção brasileira.

A experiência conta a seu favor. São 83 jogos e 53 gols pela equipe principal.

Ajuda também o fato de o ex-santista já conhecer os jogadores da seleção de outras épocas. O goleiro Alisson, o volante Casemiro e o meia-atacante Philippe Coutinho, por exemplo, já atuavam com ele na seleção sub-17 que disputou o Mundial da categoria na Nigéria, em 2009.

Naquela ocasião, o time treinado por Luiz Nizzo foi eliminado ainda na primeira fase após derrotas para o México e para a seleção da Suíça.

Casemiro, na época volante do São Paulo, também foi companheiro de Neymar na seleção sub-20 campeã sul-americana em 2011. Na ocasião, o atacante foi o artilheiro da competição com nove gols. 

Também estava no elenco da seleção brasileira sub-20 o lateral direito Danilo, convocado por Tite para a vaga do lesionado Daniel Alves.

O lateral do Manchester City já era companheiro do camisa 10 no Santos. Nesse mesmo ano, inclusive, eles foram titulares e campeões da Libertadores com o time alvinegro.

Mais tarde, seria a vez do lateral esquerdo Marcelo e do zagueiro Thiago Silva atuarem ao lado do atacante. Eles fizeram parte da seleção olímpica nos Jogos de Londres-2012. O lateral Danilo também participou da campanha que rendeu a medalha de prata para o Brasil, mas como reserva.

Anos depois, em 2017, Thiago Silva reencontraria Neymar no elenco do PSG, após o clube francês pagar 222 milhões de euros (R$ 880 milhões) para tirar o atacante brasileiro do Barcelona.

Outros três jogadores que disputarão a Copa do Mundo da Rússia pelo Brasil foram companheiros dele na seleção olímpica dos Jogos do Rio, em 2016. 

Estavam na conquista da medalha de ouro, além do atacante, o zagueiro Marquinhos --que mais tarde também seria colega de Neymar no Paris Saint-Germain--, o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, e o meia Renato Augusto, do Beijing Guoan. Os três foram titulares na campanha.

O jogador também possui amizade com outros atletas do atual grupo do técnico Tite. Além dos nove citados, ele tem relação mais próxima com Douglas Costa, da Juventus; Firmino, do Liverpool; Paulinho, do Barcelona; e Willian, do Chelsea.

Nesta terça, o atacante tentou mostrar estar curado da lesão no pé direito que o impediu de atuar desde o dia 25 de fevereiro. Com o atacante Gabriel Jesus e o lateral Danilo, ele treinou com bola no campo da Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

A comissão técnica do Brasil está observando com cuidado a recuperação de Neymar, que passou por uma cirurgia do quinto metatarso do pé direito no início de março. Ele sofreu uma fratura durante jogo contra o Olympique de Marseille, pela 27ª rodada do Campeonato Francês.

Ele fez seu primeiro treino com bola na última quinta-feira (17), quando ainda estava na França. A atividade foi realizada junto com outros jogadores do Paris Saint-Germain.

De acordo com Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF, o atacante estará em campo no próximo amistoso da seleção brasileira, contra a Croácia. O jogo está marcado para o dia 3 de junho, em Liverpool, na Inglaterra. Duas semanas depois, no dia 17, o Brasil estreia na Copa do Mundo, contra a Suíça. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.