Descrição de chapéu Rússia

Tite planeja seleção brasileira silenciosa durante a Copa do Mundo

Técnico decidiu fechar, ao menos durante cinco dias, acesso da imprensa aos treinos

Sérgio Rangel
Rio de Janeiro

A seleção brasileira vai optar pelo silêncio durante a Copa do Mundo. A comissão técnica comandada por Tite decidiu fechar, por pelo menos cinco dias, o acesso dos jornalistas aos treinos da equipe.

Nestas datas, os atletas farão treinos secretos e não darão entrevista. A decisão é inédita na história da equipe nacional nos Mundiais e segue uma tendência dos grandes times da Europa e seleções.

Até a Copa de 2014, pelo menos dois jogadores concediam entrevistas diariamente.

 
 

A nova regra já entrará em vigor na primeira semana de treinamento em Teresópolis, que vai começar no dia 21.

 
A data ainda não foi fechada, mas deve ser no dia 24 ou 25, quando Tite comandará o primeiro coletivo da equipe que vai disputar a Copa.

Na ocasião, a Granja Comary ficará fechada. Os jornalistas não poderão entrar nem no condomínio que abriga o centro de treinamento da seleção brasileira.

Nesta segunda (14), o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, vai anunciar os detalhes e disponibilizará a programação completa de treinos. Quando a seleção estiver fora do país, os jogadores terão outros dias sem contato com os jornalistas.

A partir do dia 27, a delegação vai deixar o Brasil. A primeira etapa será na Inglaterra. No dia 10, a equipe segue para Sochi, onde ficará baseada durante o Mundial.

 

Neste período, o Brasil fará dois amistosos contra a Croácia, dia 3, em Liverpool, e Áustria, dia 10, em Viena.

No balneário russo, a seleção ficará hospedada num hotel cinco estrelas ao lado do campo de treinamento. 

Para garantir os treinos secretos, a CBF usará a estrutura de alambrados de uma pequena arquibancada já existentes no local para colocar banners e placas que praticamente acabarão com a visão de torcedores, jornalistas, fotógrafos e até possíveis espiões que estiverem fora do CT.

O trabalho da montagem dessa estrutura já começou.

Consultada em março, a CBF afirmou que não se trata de uma medida de contraespionagem, mas sim para embelezamento do local e uma melhor comunicação visual. 

Na última conquista, a seleção era bem mais acessível. No Mundial da Ásia, em 2002, os treinos eram abertos aos jornalistas, que entrevistavam diariamente os 23 convocados.

 

Na Copa de 2014, Luiz Felipe Scolari treinou o time na Granja Comary. Dois jogadores escolhidos pela comissão técnica davam entrevista diariamente. A maioria dos treinos era aberta e, nos poucos trabalhos secretos, jornalistas podiam fazer imagens nos primeiros 15 minutos.

Questionada sobre as medidas impostas nos treinos para o Mundial da Rússia, a CBF informou, em nota, que “a comissão técnica se pauta pelo equilíbrio em suas decisões”. 

Sem explicar o motivo da decisão, a entidade acrescentou que “para tanto, no relacionamento com a imprensa disponibilizará treinos abertos, treinos parcialmente abertos e sessões fechadas para manter a privacidade de trabalho do elenco”.

O anúncio dos 23 convocados para o Mundial será na segunda (14) e terá a cobertura de, no máximo, 270 profissionais de mídia. 

Há quatro anos, mais de 700 jornalistas acompanharam Felipão fazer seu anúncio. 

Em Teresópolis, o cerco dos jornalistas será menor, com no máximo 200 profissionais. Em 2014, a entidade limitou a entrada de 900 credenciados por dia na Granja Comary.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.