Descrição de chapéu Copa do Mundo

Alegre por estar de volta, torcida do Peru comemora gols de Guerrero

Fora da Copa desde 1982, equipe chega à Rússia com 15 jogos sem derrota

Eduardo Geraque
Moscou

Nas arquibancadas da arena Khimki, na grande Moscou, a alegria de uma torcida que volta ao Mundial após 36 anos. Um grupo de 200 pessoas acompanhou com entusiasmo o treino aberto da seleção do Peru na manhã fria desta segunda-feira (11) na Rússia.

Após cada gol do atacante Paolo Guerrero, liberado por um efeito suspensivo para jogar o Mundial após o caso de doping, a torcida do Peru, por volta de cem pessoas, vibrava.

Torcedores do Peru acompanham treino na arena Khimki, nesta segunda (11)
Torcedores do Peru acompanham treino na arena Khimki, nesta segunda-feira (11) - AFP/Yuri Cortez - 11.jun.18

Jefferson Farfán, 33, atacante do Lokomotiv Moscou, time que teve origem entre os trabalhadores do setor ferroviário da cidade, também era bastante aplaudido, inclusive pelos russos. O clube moscovita é o atual campeão da Rússia.

A equipe comandada pelo argentino Ricardo Gareca chega confiante para a Copa do Mundo da Rússia. Há 15 jogos sem perder, desde a derrota para o Brasil por 2 a 0 pelas Eliminatórias em novembro de 2016, o Peru estreia no sábado (16) contra a Dinamarca.

Ainda pelo Grupo C, os sul-americanos vão enfrentar a forte França, no dia 21, e a Austrália, no dia 26.

“Não há uma partida chave, todas são importantes”, disse o meio-campo Renato Tapia, 22 anos, jogador do Feynenoord, da Holanda. Dos 23 convocados para jogar o Mundial pelo Peru apenas cinco atuam dentro do país.

Da lista, três atletas, Cueva, Trauco e Guerrero, são ligados atualmente ao futebol brasileiro.

No último amistoso antes da estreia, que será na cidade de Saransk, a seleção vermelha e branca empatou em 0 a 0 com a Suécia, que também estará na Copa do Mundo. O jogo foi considerado importante por Gareca, que compara a forma de jogar dos suecos com a da Dinamarca, adversário da estreia no sábado (16).

Apesar de todos estarem alegres com a possibilidade de Guerrero atuar, o discurso entre jogadores e comissão técnica continua sendo o de apostar no conjunto para surpreender em gramados russos. “O [futebol] coletivo do Peru está funcionando muito bem, temos que trabalhar para continuar assim. Vamos de jogo em jogo”, disse o zagueiro Anderson Santamaria, 26, que joga no Puebla do México.

Desde 1982 sem aparecer em uma Copa do Mundo, o Peru conseguiu sua melhor classificação em Mundiais em 1978, na Argentina. A seleção que tinha nomes como Quiroga no gol, Chumpitaz, Cubillas e Oblitas chegou até as semifinais. No último jogo dos peruanos naquela Copa ocorreu a polêmica derrota por 6 a 0 para a Argentina, que jogava em casa.

A seleção local, que seria campeã do mundo naquele torneio contra a Holanda, entrou em campo precisando vencer por ao menos quatro gols de diferença. Os peruanos já estavam fora. A maneira como ocorreu a goleada suscitou a hipótese de que o Peru entregou o jogo para os argentinos. Tese totalmente rechaçada pelos dois lados até hoje.

Na Rússia, na sua volta ao torneio de seleções mais importante do futebol, o Peru é uma das poucas seleções que escolheu a cidade de Moscou para se concentrar. O hotel da equipe está perto da Arena Khimki, local escolhido para os treinamentos. O estádio inaugurado em 2008 é moderno, com capacidade para 18.636 pessoas.

Ele já recebeu tantos jogos da Liga dos Campeões como da Copa da UEFA. Apesar de ser a casa do Khimki, time local, ele também recebeu partidas do CSKA e do Dinamo. A sua arquitetura lembra a da Arena da Baixada, no Brasil, mas com dimensões menores.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.