Descrição de chapéu Copa do Mundo

Alemão que denunciou doping russo alega motivos de segurança e não vai à Copa

Jornalista chegou a ter o visto negado pela Rússia

Berlim | AFP

O jornalista alemão Hajo Seppelt, que revelou o escândalo de doping que abalou o esporte russo nos últimos anos, não viajará para a Copa do Mundo por motivos de segurança, informou o canal de televisão ARD.

A Rússia havia inicialmente rejeitado o pedido de visto de Seppelt para cobrir o torneio, mas depois recuou ante a pressão internacional.

Jornalista alemão Hajo Seppelt revelou esquema de doping em 2016
Jornalista alemão Hajo Seppelt revelou esquema de doping russo em 2016 - AFP

As agências alemãs responsáveis pela segurança avaliaram a situação e consideraram que era muito arriscado para o jornalista viajar à Rússia, explicou a ARD em seu comunicado.

Representantes do canal de televisão abordaram a questão com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, e ele transmitiu aos diretores da emissora as preocupações das agências de inteligência.

A ARD exibiu em dezembro de 2014 o documentário de Hajo Seppelt "Doping Confidencial: como a Rússia fabrica seus campeões", com depoimentos que denunciavam um sistema de doping organizado.

O documentário, que teve grande repercussão, motivou a criação de uma comissão de investigação da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Após o documentário, outras reportagens foram exibidas, entre agosto de 2015 e julho de 2016, com novas acusações contra a Rússia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.