Descrição de chapéu Copa do Mundo

Ameaçada, Alemanha pega a Suécia e tenta evitar sina de campeões

Derrota para a Suécia pode eliminar atual campeã, se México bater Coreia do Sul

Moscou e Sochi

A Alemanha entra em campo neste sábado (23) com uma ameaça real. Uma derrota para a Suécia em Sochi, às 15h, pode eliminar a atual campeã mundial, se o México também ganhar da Coreia do Sul.

"Por princípio, não penso em cenários negativos. Temos dois jogos pela frente. Vamos jogar. Vamos ganhar", afirmou o atacante Mario Gomez.

Neuer participa do treinamento de reconhecimento da seleção alemã no Estádio Fisht, em Sochi
Neuer participa do treinamento de reconhecimento da seleção alemã no Estádio Fisht, em Sochi - Nelson Almeida/AFP

Frase que vem sendo repetida por todos, inclusive o técnico Joachim Löw.

O retrospecto dos dois campeões mundiais anteriores também faz aumentar a pressão sobre os alemães.

Vencedora em 2006, a Itália foi eliminada na fase de grupos na Copa de 2010, na África do Sul. Em 2014, no Brasil, foi a vez de ocorrer o mesmo com a Espanha, que havia vencido o torneio quatro anos antes.

Após a atuação ruim no jogo de estreia, o futebol da campeã mundial neste sábado vai mostrar se os treinos fechados dos últimos dias em Sochi, às margens do mar Negro, tiveram efeito. E se Löw conseguiu reajustar a equipe e confirmar o discurso otimista do treinador.

"Tivemos que digerir a derrota, doeu, mas analisamos tudo. Queremos mostrar nossa qualidade", afirmou Löw.

Ele confirmou que o zagueiro Hummels, com dores no pescoço, está fora da partida.

Além de dar ânimo aos seus jogadores, existem questões táticas para serem definidas. Na partida contra o México, Özil, 29, um dos destaques do time campeão do mundo no Brasil, não repetiu o futebol do torneio de 2014.

No ataque, Timo Werner, 22, um dos jovens que Löw trouxe à Rússia, também não conseguiu mostrar que está a altura de substituir o artilheiro Miroslav Klose.

Não bastassem os problemas técnicos e táticos demonstrados pela Alemanha em 2018, tanto na estreia quanto nos amistosos antes do Mundial, o adversário da segunda rodada é a tradicional Suécia.

Entre todos os duelos da primeira fase da Copa do Mundo na Rússia, incluindo o clássico ibérico entre Portugal e Espanha, o jogo que tem mais história, em termos de partidas disputadas, é exatamente este Alemanha x Suécia.

A vantagem germânica é pequena. Em 36 jogos entre as duas seleções até hoje, incluindo amistosos, a Alemanha ganhou 15 vezes e a Suécia 12 --foram nove empates.

Nas partidas válidas pelas eliminatórias do Mundial de 2014, a Alemanha ganhou fora de casa por 5 a 3. Antes, o jogo em Berlim havia terminado em 4 a 4.

"Não devemos achar que precisamos mudar nosso estilo de jogo", avisa Löw, que renovou seu contrato com a federação alemã até 2022.

"A Suécia é muito organizada. É difícil achar espaço. Nos últimos dois anos, eles sofreram poucos gols. Normalmente jogamos contra equipes mais defensivas. Vamos criar oportunidades", espera o treinador campeão do mundo.

A última partida da Alemanha será contra a Coreia do Sul, na quarta-feira (27), às 11h, em Kazan.

Times eliminados na 1ª fase após o título

Itália em 1950
Campeões em 1938, os italianos foram eliminados na 1ª fase na Copa no Brasil, ao ficarem em segundo no grupo --apenas o primeiro colocado avançava

Brasil em 1966
Após vencer a Bulgária na estreia, a seleção perdeu para Hungria e Portugal, ficando em 3º no grupo

França em 2002
Com duas derrotas e um empate, ficou em último no grupo, que ainda contava com Senegal, Uruguai e Dinamarca

Itália em 2010
A tetracampeã foi eliminada da Copa na África do Sul após dois empates --Paraguai e Nova Zelândia-- e uma derrota para a Eslováquia

Espanha em 2014
Chegou como uma das favoritas ao título no Brasil. Em campo, porém, sofreu uma goleada para a Holanda por 5 a 1 e outra derrota para o Chile por 2 a 0. Já eliminada, encerrou sua participação com uma vitória sobre a Austrália por 3 a 0 e a terceira colocação no grupo

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.