Descrição de chapéu Copa do Mundo

Árbitro argentino supera brasileiro e vai apitar abertura da Copa

Néstor Pitana será o juiz encarregado de Rússia e Arábia Saudita, na quinta (14)

Fábio Aleixo
Moscou

O argentino Néstor Pitana, 42, será o árbitro da partida de abertura da Copa do Mundo, entre Rússia e Arábia Saudita, que acontece nesta quinta-feira (14) no estádio Lujniki, em Moscou. 

O jogo terá início às 12h (de Brasília).

Pitana terá como assistente os compatriotas Juan Pablo Belatti e Hernán Maidana.

O brasileiro Sandro Meira Ricci trabalhará como quarto árbitro. Ele era cotado para ser o juiz da abertura e foi levado pela Fifa para uma entrevista coletiva nesta terça-feira (12).

Argentino Néstor Pitana, de 42 anos, apitará a partida de abertura do Mundial
Argentino Néstor Pitana, de 42 anos, apitará a partida de abertura do Mundial - Kirill Kudryavtsev/AFP

"Fico muito feliz de ter apontado como o quarto árbitro neste jogo. Estou ansioso também para trabalhar", afirmou Ricci.

O Brasil jamais teve um árbitro no primeiro jogo da Copa. Só em finais.

Arnaldo Cézar Coelho apitou em 1982 e Romualdo Arppi Filho em 1986.

Natural da província de Misiones, Pitana vai a sua segunda Copa do Mundo. Ele também trabalhou no Brasil, em 2014, e atuou em quatro partidas.

Seu último jogo foi nas quartas de final, quando a Alemanha venceu a França por 1 a 0.

"Analisamos todas as partidas e tentamos ter o melhor juiz para cada jogo. Todos esperam pelo primeiro jogo, pois é algo que está no foco e todo mundo está olhando. A escolha foi por alguém que tem experiência, e confiamos que fizemos a melhor escolha ao ter o Pitana", disse o italiano Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa.

"A seleção dos árbitros é baseada apenas em resultados e qualidades", disse o suíço Massimo Busacca, diretor do Comitê de Arbitragem.

O argentino teve pequenas atuações como ator em sua juventude, tendo participado de um filme chamado "La Furia", no qual atuou como um guarda numa prisão.

A Fifa também apontou o italiano Massimiliano Iratti como árbitro principal de vídeo (VAR). Ele trabalhará de uma sala montada dentro do IBC, o centro internacional de transmissões localizado em Moscou. A equipe contará ainda com Mauro Vigliano (ARG), Carlos Astroza (CHI) e Daniele Orsato (ITA).

Será a primeira vez na história dos Mundiais que esta tecnologia será utilizada.

"A maior diferença em nossa preparação é o VAR, que é algo que não temos no Brasil. Mas tivemos muitos seminários, eu mesmo já tive a oportunidade de trabalhar em jogos com o VAR", disse Ricci. 

"Temos que estar preparados [para receber uma correção]. É importante que os árbitros aceitem e tenham uma preparação mental para saberem que têm que fazer o melhor pelo futebol. Não podemos brigar com a imagem", afirmou o brasileiro que está em sua segunda Copa do Mundo. 

A Fifa deixou claro também que não aceitará atletas cercando árbitros e que quem fizer isso será advertido com cartão amarelo.

"Deixamos claro que não queremos ver jogadores cercando o árbitro, pressionando. Os cartões podem custar muito caro em uma competição como essa. Então é a chance de evitarem uma advertência sem sentido", disse Collina. 

Na Copa, dois cartões suspendem um jogador e além disso será feito um ranking de disciplina que será usado como penúltimo critério de desempate.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado, o brasileiro Meira Ricci não atuará como árbitro principal do jogo de abertura da Copa do Mundo da Rússia, mas sim na função de quarto árbitro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.