Descrição de chapéu Copa do Mundo

Argentina arma 'conselho de guerra' e prevê início da Copa contra a Nigéria

Ideia é passar uma borracha no que ocorreu até agora na seleção no Mundial

Bronnitsi

Claudio Tapia, presidente da AFA (Associação de Futebol Argentino), não esteve no simpósio realizado pela Conmebol neste sábado (23), em Moscou. Ele não quer se afastar do elenco antes da partida contra a Nigéria e fez parte, segundo um assessor do dirigente disse à Folha, de reunião que foi uma espécie de “conselho de guerra” da seleção na sexta (22).

Com todos os jogadores presentes, Tapia e Mascherano falaram. O volante não é o capitão (a braçadeira é de Messi), mas é uma referência da equipe. Tão líder que deve a esta condição ter o seu nome incluído na lista dos 23 convocados. Sampaoli chegou a pensar em não chamá-lo. Neste momento, as opiniões de Messi e do pai do camisa 10, Jorge, pesaram a favor do cabeça de área, que não tem decepcionado. Foi um dos melhores da Argentina nas duas partidas do Mundial, contra Islândia e Croácia.

Segundo o assessor de Tapia, a ideia era passar uma borracha no que aconteceu até agora na seleção. As atuações desastrosas, os erros individuais, as mudanças na equipe, as trocas de esquema tático. A uma vitória da classificação para as oitavas de final que parecia improvável, a Argentina quer convencer a si mesma que o Mundial vai começar na próxima terça (26), diante dos nigerianos.

Os 2 a 0 obtidos pela seleção africana sobre a Islândia também nesta sexta foram um impulso. A maioria dos jogadores argentinos se reuniu em uma sala do centro de treinamento em Bronnitsi (55 km de Moscou), onde a delegação está concentrada, para verem o jogo e torcerem pela Nigéria. Triunfo islandês deixaria a equipe sul-americana em situação crítica.

De acordo com o diário La Nación, de Buenos Aires, Messi foi visto mais animado após saber do resultado que favorecia a Argentina. Ele não foi um dos que viu a partida com os outros companheiros.

A Folha publicou nesta sexta que a melancolia do atacante preocupa o estafe da seleção argentina, incluídos empregados da AFA e demais jogadores. Pela conversa de funcionários da associação, ouvidas pela reportagem no aeroporto de Nijni Novgorod, a aparente tristeza e a apatia começaram a partir da perda do pênalti contra a Islândia, na estreia.

Foi algo tão intenso que chamou a atenção de todos os envolvidos com a equipe. Messi não falou com a imprensa após a derrota por 3 a 0 para a Croácia. A esperança é que os gols da Nigéria impulsionem a melhoria do humor de um jogador que é fundamental para a seleção. O próprio Sampaoli já disse que a Argentina é a “equipe de Messi.”

Nesta manhã de sábado, o volante Lucas Biglia e os zagueiros Gabriel Mercado e Nicolás Otamendi não participaram do treino em Bronnitsi por sentirem dores musculares. Mas deverão estar à disposição de Sampaoli para a partida contra a Nigéria.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.