Descrição de chapéu Copa do Mundo

Argentina leva 200 quilos de mate e constrói churrasqueiras em CT na Rússia

Além do mate, quem também chegou ao país foi o meio-campista Enzo Pérez

Alex Sabino
Bonnitsi

Quando os jogadores da seleção argentina chegaram a Bronnitsi (55 km de Moscou) no sábado (9) à noite, estava tudo pronto no centro de treinamento da cidade. Até a mesa estava posta para o jantar. Três dias antes, 70 baús foram entregues no local da hospedagem. Era carga suficiente para a delegação se manter até onde espera chegar: a final da Copa do Mundo.

A maior preocupação dos atletas era a quantidade de erva para o mate, hábito entre argentinos e uruguaios. Foram enviados 200 quilos. Há quatro anos, no Brasil, foram 100 quilos, consumidos antes de terminar a fase de grupos. Novo carregamento teve de ser enviado de Buenos Aires para Vespasiano (37 km de Belo Horizonte), onde a delegação estava hospedada.

Delegação argentina chegou à Rússia carregada de mate para atletas e comissão técnica
Delegação argentina chegou à Rússia carregada de mate para atletas, comissão técnica e outros profissionais - Vasily Maximov/AFP

Comidas típicas dos jogadores tiveram a mesma quantidade usada em 2014: 50 quilos de guloseimas que engloba alfajores, doces de leite e caramelo.

A pedido da AFA (Associação de Futebol Argentino) e com os recursos enviados pela entidade para reformar o centro de treinamento (cerca de R$ 3,6 milhões), foram construídas seis churrasqueiras. A carne virá da Espanha de acordo com a necessidade. Segundo a Associação, a seleção viajou para a Europa com 700 camisas (de treino e jogo) e 200 bolas.

Há itens personalizados, como mesas, cadeiras e até a cuia usada para tomar mate. Tudo com o símbolo da seleção. Na porta dos quartos, o símbolo comum em hotéis de “não perturbe” está o “no molestar, heroes em reposo” (“não perturbar, heróis em descanso”, em espanhol).

Nos quartos duplos com vista para o rio Moscou, Messi está hospedado com seu melhor amigo na seleção: Sergio Agüero. Os dois já haviam ficado juntos há quatro anos. Os goleiros Caballero e Armani também são parceiros. Como são 23 atletas, um deles ficou sozinho na habitação. O escolhido foi o volante Éver Banega, no lugar do solitário e também volante Fernando Gago no Mundial no Brasil.

A preocupação das autoridades russas com a segurança dos jogadores é tão grande que a AFA avisou aos jornalistas que o melhor é chegar com duas horas de antecedência aos treinos. A precaução é por conta das checagens e vistorias que serão feitas pelos agentes policiais. 

Duas vezes o grupo terrorista Estado Islâmico usou a imagem de Lionel Messi para avisar que atentados poderiam acontecer na Rússia durante a Copa do Mundo.

Na primeira atividade em Bronnitsi, neste domingo (10), as revistas não foram necessárias. O técnico Jorge Sampaoli alegou que a chuva na cidade impedia a utilização do campo principal do centro de treinamento. A delegação teve de usar um espaço anexo, que não podia receber a imprensa. Por isso, esta não teve acesso aos costumeiros 15 minutos iniciais do treinamento.

O treino teve a presença de Enzo Pérez. O meia, convocado para o lugar do lesionado Manuel Lanzini, desembarcou à Rússia às 17 horas (horário local) e chegou a Bronnitsi a tempo de participar dos exercícios e prática com bola. 

Cada vez mais parece que a única dúvida de Jorge Sampaoli é quem será o atacante mais avançado: Agüero ou Higuaín. Ele tem revezado os dois jogadores nos treinos. Nas demais posições, é provável que a Argentina estreie contra a Islândia, no próximo sábado (16), com Caballero; Mercado, Otamendi, Rojo e Tagliafico; Mascherano e Lo Celso; Meza, Messi e Di María.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.