Descrição de chapéu Copa Libertadores

Brasil e Argentina só serão sedes da final da Libertadores a partir de 2021

Decisão do principal torneio sul-americano será em partida única a começar no próximo ano

Alex Sabino Fábio Aleixo
Moscou

A Conmebol não quer que o Brasil seja sede da final da Libertadores em 2019 e 2020. O mesmo se aplica à Argentina. A partir do próximo ano, a decisão do principal torneio sul-americano será em jogo único. A Folha apurou que nos dois primeiros anos, a entidade quer levar a decisão para países de clubes que não sejam tão favoritos ao título.

Nas últimas dez temporadas, apenas em 2008 (LDU-EQU) e 2017 (Atlético Nacional-COL) o campeão não foi um time de Brasil ou Argentina. Em 2018, dos 16 classificados para as oitavas de final, 12 são de uma dessas duas nações.

Diretor de Clubes da Conmebol Fredeiro Nates durante sorteio das oitavas de final da Libertadores
Diretor de Clubes da Conmebol Fredeiro Nates durante sorteio das oitavas de final da Libertadores - Jorge Saenz/AP - 4.jun.18

Até 2020, a organização que organiza o futebol sul-americano não vai abrir espaço para candidaturas de cidades para sediar a final. A escolha será feita de forma exclusiva pelo conselho da entidade. O local da partida de 2019 será anunciado em dezembro deste ano. Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia) foram sondadas e são consideradas opções viáveis.

A Conmebol vai assumir a responsabilidade de organizar toda a estrutura do evento entre 2019 e 2020 para tentar garantir que tudo saia perfeito e assim, abafar as críticas de mudar a tradição do torneio e fazer a final em uma única partida, em campo neutro, da mesma forma que acontece na Liga dos Campeões da Europa. Desde a criação da Libertadores, em 1960, o campeão é decidido em dois confrontos.

Em conversas com os integrantes da entidade, sempre aparece a preocupação que não voltem a acontecer os problemas da decisão da Copa Sul-Americana do ano passado, quando torcedores do Flamengo invadiram o Maracanã na partida contra o Independiente (ARG). Houve confusões antes e depois do jogo que terminou com o título dos argentinos.

A final da Libertadores de 2019 já está definida para 23 de novembro, um sábado. Mesmo dia da semana em que ocorre atualmente a final da Liga dos Campeões.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.