Descrição de chapéu Copa do Mundo

Cartão amarelo pode definir classificado em grupo da Copa

Senegal e Japão podem acabar fase de grupos empatados em tudo

São Paulo e Iekaterinburgo

No Grupo H da Copa do Mundo, um cartão amarelo pode ser a diferença para Senegal e Japão entre a classificação às oitavas de final e a eliminação na fase de grupos (ou, num cenário mais positivo para as duas seleções, a definição entre quem passa em primeiro ou em segundo na chave).

No Grupo G, o cartão amarelo não pode definir classificados e eliminados, mas sim decidir em qual posição as já classificadas Inglaterra e Bélgica passam. 

Isso porque, pela primeira vez em um Mundial, o fair play (jogo limpo) será usado como critério de desempate.

Pelo Grupo H, em Iekaterinburgo, o futebol de força física do Senegal esbarrou na velocidade do Japão, e o time asiático empatou com o africano em 2 a 2 após ficar duas vezes atrás do placar no último domingo (24).

Com isso, ambos os times chegam à última rodada com quatro pontos, com o mesmo saldo de gols (1) e número de gols marcados (4), mas os japoneses lideram o grupo por terem levado dois cartões amarelos a menos do que os senegaleses (5 a 3).

O outro time com chance de classificação na chave é a Colômbia. Com três pontos, passa se derrotar Senegal (ou se empatar caso a Polônia vença o Japão). 

Assim, a definição da vaga poderá vir pelos cartões tomados. Para isso, Japão e Senegal teriam de perder seus jogos por placares iguais. A Colômbia seria líder, e a segunda colocação viria pelo fair play.

Caso Senegal e Japão vençam suas partidas pelo mesmo resultado, a definição de líder e vice-líder que se dará no fair play.

No Grupo G, as já classificadas Inglaterra e Bélgica definirão entre si primeiro e segundo lugares empatadas em pontos (6), saldo de gols (6) e gols marcados (8). A vantagem, no entanto, é dos ingleses, que foram advertidos com dois amarelos, ante três dos belgas.

Neste domingo (24), em Nijni Novgorod, a Inglaterra garantiu a vaga nas oitavas ao golear o Panamá por 6 a 1. Harry Kane marcou três vezes e é o artilheiro isolado do Mundial, com cinco gols, à frente de Lukaku (BEL) e Cristiano Ronaldo (POR), ambos com quatro.

O atacante do Tottenham tentará repetir o feito de Gary Lineker, único artilheiro inglês das Copas, que marcou oito vezes em 1986.

Stones (duas vezes) e Lingard completaram o placar.

Baloy, 37, fez história ao marcar o primeiro gol do Panamá em Copas. Além disso, o ex-zagueiro de Grêmio e Atlético-PR foi o mais velho estreante em um Mundial a balançar as redes.

 
Neymar recebe cartão amarelo do árbitro holandês Bjorn Kuipers durante jogo entre Brasil x Costa Rica
Neymar recebe cartão amarelo do árbitro holandês Bjorn Kuipers durante jogo entre Brasil x Costa Rica - Thiago Bernardes - 22.jun.18/FramePhoto/Folhapress

Entenda os critérios de desempate na Copa

1º - Saldo de gols
2º - Gols marcados
3º - Confronto direto
4º - Saldo de gols no confronto direto
5º - Gols no confronto direto
6º - Pontos de fair play: 
a) Cartão amarelo: -1 ponto
b) 2º cartão amarelo seguido por vermelho: -3 pontos
c) Cartão vermelho direto: -4 pontos
d) Cartão amarelo e vermelho direto: -5 pontos
7º - Sorteio

Colaborou Raphael Hernandes

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.