Descrição de chapéu Causos da Copa Copa do Mundo

Causos da Copa: Árbitro deu 3 amarelos para o mesmo atleta no Mundial de 2006

Inglês Graham Poll chegou à Alemanha cotado para apitar final; veja animação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trecho de animação sobre causo da Copa de 2006
Trecho de animação sobre causo da Copa de 2006 - Vapor 324/Folhapress
Moscou

O inglês Graham Poll chegou à Alemanha como um dos favoritos para apitar a final da Copa de 2006. Esse favoritismo durou até 22 de junho daquele ano. A partida entre Austrália e Croácia, pela última rodada da fase de grupos, marcaria para sempre a carreira do árbitro inglês.

Poll colocou seu nome na história das Copa na Mercedes-Benz Arena, em Stttugart. Foi a noite em que pela primeira e única vez no torneio um jogador recebeu três cartões amarelos no mesmo jogo.

Poll advertiu Simunic no início do segundo tempo por impedir a passagem do Australiano Harry Kewell com o braço, na entrada da grande área. Dez minutos depois, o croata puxou pela camisa o atacante Mark Viduka no meio de campo para impedir o contra-ataque do rival.

O árbitro na mesma hora sacou o cartão amarelo para o jogador e mandou a partida continuar com Simunic em campo. Ninguém percebeu o erro.

Ingrato com o juiz que permitiu que continuasse no gramado depois de receber duas advertências, Simunic reclamou com Poll por terminar a partida quando a Croácia tentava sair jogando com rapidez para tentar a vitória. Ele recebeu o terceiro amarelo e só aí foi expulso.

Poll ficou inconsolável no vestiário ao perceber o que havia feito e não quis durante vários dias falar sobre o assunto. O empate em 2 a 2 classificou os australianos para as oitavas e eliminou os croatas.

Problema é que não bastassem os três cartões para o mesmo jogador (um equívoco histórico), Poll teve naquela noite uma das piores atuações de um árbitro na história da Copa do Mundo.

Ele ignorou dois pênaltis claros para a Austrália e marcou outro, discutível. O gol de empate da seleção (que decidiu a classificação), aconteceu com Harry Kewell impedido.

E ele terminou o jogo de forma estranha, quando a bola estava na área de defesa da Croácia, um segundo antes de os australianos fazerem o terceiro gol.

Graham Poll nunca mais apitou uma partida de Copa do Mundo. Em sua biografia, “Seeing Red” (Vendo vermelho, em inglês), ele escreveu que o erro no Mundial aconteceu porque, ao advertir Simunic pela primeira vez, escreveu no cartão “número 3 da Austrália”, já que o sotaque do jogador da seleção da Croácia o teria confundido.

No ano seguinte, o árbitro se aposentou do futebol após dirigir o playoff final da segunda divisão inglesa. Bem diferente do que representaria se fosse escalado para apitar a decisão da Copa na Alemanha, algo que se esperava que acontecesse. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.