Descrição de chapéu Copa do Mundo

Com técnico próximo da despedida, Irã treina sem público em Moscou

Equipe está no mesmo grupo que Portugal e Espanha na Copa e foi a primeira a desembarcar na Rússia

Alex Sabino
Moscou

A ideia da Fifa, ao obrigar todas as seleções a realizar um treino aberto, era aproximar os jogadores da torcida antes da Copa do Mundo.

A prática do Irã, porém, não foi sucesso de público neste sábado (9), pela manhã. Não que o técnico português Carlos Queiroz estivesse preocupado com isso. Sua passagem pela seleção termina após o Mundial. É o final de uma jornada de sete anos que reservou mais frustrações do que alegrias.

Ele passou todo o treino silencioso, observando os jogadores. Pouco falou até com seus assistentes. Não se pode culpar a torcida por não comparecer ao acanhado estádio Yantar, com capacidade para 2.000 pessoas. Afastado do centro e sem nenhuma estação de metrô próxima, o local é de difícil acesso. Nem poderia acomodar muita gente.

Carlos Queiroz em partida entre Irã e Turquia
Carlos Queiroz em partida entre Irã e Turquia - Ozan Kose - 28.mai.2018/AFP

Nenhum dos jogadores parecia usar chuteiras fabricadas pela Nike, confirmando um problema que foi alvo de reclamação de Queiroz. Por causa das sanções do governo dos Estados Unidos ao Irã, a empresa americana se recusou a fornecer o material para os atletas da seleção.

O treinador pediu a intervenção da Fifa. Não foi atendido, assim como costuma acontecer com suas solicitações à própria Federação Iraniana. 

O Irã foi a primeira equipe a desembarcar na Rússia, na última terça (5). O estádio usado para o treino aberto pertence ao FC Strogino, equipe da terceira divisão russa. O local regular de treinos da seleção é o centro de treinamento do Lokomotiv de Moscou.

Até por uma questão de valorização profissional, Queiroz cita a evolução do Irã desde que assumiu o cargo, em 2011. São 12 jogadores do elenco atual que atuam no exterior. Seis a mais do que em 2014, quando terminou na lanterna do seu grupo.

Chegada da seleção iraniana na Rússia para a disputa da Copa do Mundo
Chegada da seleção iraniana na Rússia para a disputa da Copa do Mundo - Tatyana Makeyeva/Reuters

Mas poderia não ter sido assim. O time empatou com a Nigéria na estreia (quando teve a melhor chance para marcar na partida) e perdeu de forma dramática para a Argentina no Mineirão. Após perder oportunidades para vencer, levou um gol de Lionel Messi nos acréscimos.

Assim como aconteceu antes do torneio do Brasil, a preparação do Irã foi atrapalhada por problemas de logística e falta de dinheiro da Federação. Queiroz repetidas vezes reclamou publicamente do problema, determinante para que não continue no projeto que ele considera ajudar a evolução do futebol local.

A última vez que esteve em um torneio oficial em Moscou, o treinador português viveu uma situação muito mais glamourosa. Era o assistente técnico de Alex Ferguson no Manchester United e disputou a final da Liga dos Campeões da Europa contra o Chelsea, no estádio Luzhniki, que será palco da abertura e decisão da Copa do Mundo deste ano.

Naquela época, foi campeão. Agora tem a esperança apenas de conseguir melhorar a campanha feita há quatro anos, no Brasil.

O treino deste sábado foi muito leve. Os jogadores mal tocaram na bola. A impressão é que a atividade aconteceu mais para satisfazer a obrigação da Fifa do que pela necessidade de praticar.

Na sexta (8), a seleção venceu a Lituânia por 1 a 0 no estádio do Spartak, sem a presença de torcedores.

Vazio assim como o treino que deveria ser uma aproximação com o público na Rússia.

“Apesar de tudo, é um sonho estar aqui”, disse Queiroz. “Para conseguir isso, tivemos de sacrificar muitas coisas e trabalhar de forma incansável.”

O Irã está no grupo B do Mundial, ao lado de Portugal, Espanha e Marrocos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.