Descrição de chapéu Copa do Mundo

Copa da Rússia terá bola colorida a partir das oitavas de final

Batizada de Metchta, equipamento passa a ter as cores branca, preta e vermelha

Nova bola da Copa na Rússia será usada nas oitavas de final
Nova bola da Copa na Rússia será usada nas oitavas de final - Divulgação
Fábio Aleixo
Moscou

A Copa do Mundo da Rússia contará com uma bola colorida a partir das oitavas de final, que começa no sábado (30). Será a mesma Telstar 18, usada na primeira fase, que na fase de mata-mata deixará de ser branca, cinza e preta e terá as cores branca, preta e vermelha. Também ganhará um nome especial "Metchta" (Мечта, que em russo significa sonho).

A bola colorida será usada ela primeira vez no jogo entre o primeiro colocado do Grupo C (que tem França, Austrália, Peru e Dinamarca) e o segundo do Grupo D (Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria), que abre a fase de mata-mata.

A Telstar tem um design que remete à bola usada na Copa de 1970. Segundo a Adidas, ela é produzida com material reciclado e tem um chip NFC que permite a interação de usuários via smartphones, com geolocalização e habilitação de conteúdos após cadastro no site da empresa de material esportivo.​

O anúncio da bola colorida para a fase final do Mundial foi feito nesta terça-feira (26) pela Fifa em conjunto com a Adidas, a sua patrocinadora oficial e fornecedora de bolas desde a Copa de 1970.

Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a fabricante alemã fez uma bola diferente apenas para a final. Chamada de Brazuca Final Rio, ela tinha cores diferentes também. O preto dourado e verde substituíra o laranja, azul, verde e preto.

Em 2010, na África do Sul, a Jabulani também havia ganhado detalhes em dourado para a decisão entre Espanha e Holanda.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.