Em rede social, amigo de Gabriel Jesus vaza treino secreto de Tite na Rússia

Atividade era fechada para a imprensa, mas liberada para convidados dos atletas

Camila Mattoso Diego Garcia Luiz Cosenzo Sérgio Rangel
Sochi

Um dos amigos do atacante Gabriel Jesus furou a determinação do técnico Tite e publicou em uma rede social vídeos de partes do treino secreto da seleção brasileira, realizado na tarde desta quarta-feira (13) em Sochi (pronuncia-se Sôtchi), na Rússia. 

A atividade era fechada. A imprensa acompanhou apenas 20 minutos e depois teve de se retirar do local, a pedido do técnico, prática comum. O objetivo é evitar que jogadas e que o time escolhido sejam revelados para rivais.

 De acordo com a assessoria de imprensa da CBF, a presença de familiares e amigos para assistir a treinos está liberada, inclusive nos secretos.

Segundo pessoas próximas ao ex-atacante do Palmeiras, o amigo Higor Oliveira e outros que acompanharam a atividade não foram avisados de que o treino era fechado. 

Os vídeos, apagados minutos depois, mostravam gols do Gabriel Jesus, um deles de cabeça. 

Enquanto o convidado de Jesus filmava, três funcionários de uma empresa de segurança contratada pela Fifa vigiavam o local, para impedir que drones registrassem as atividades da seleção. 

Eles estavam em cima do teto de um hotel em frente ao campo, com binóculos nos olhos. 

Para a Copa do Mundo da Rússia, a direção da CBF preparou um esquema diferente de outras edições para incentivar a integração, cuidando até mesmo da logística da viagem dos acompanhantes dos atletas. 

Além de ter escolhido um hotel para receber os agregados, a confederação ainda personalizou um espaço em sua concentração para jogadores e funcionários receberem convidados.

A comissão técnica libera diariamente os encontros e aposta no convívio para deixar os atletas motivados na Rússia. 

Em outras edições de Copa, os treinadores colocavam mais restrições e a CBF não oficializou a ajuda nos descolamentos e hospedagem. 

Gabriel Jesus, por exemplo, convidou para acompanhá-lo na Rússia sete pessoas, entre irmão, mãe, dois sobrinhos e dois amigos do seu bairro, o Jardim Peri, na zona norte de São Paulo. Eles chegaram na madrugada de terça (12).

Todos os jogadores contam com amigos ou familiares na Copa.

"A logística foi muito bem pensada e estudada. Fizeram o melhor para nós. Vamos ficar mais perto dos familiares do que em 2014. Na época, ficamos apenas na Granja Comary. Quase não tínhamos contato", disse Willian em entrevista à Folha

“Família é tudo para a gente né ? São eles que estão ao nosso lado, nos momentos de alegria e de frustração. Tê-los aqui dá uma força maior, é um problema a menos não ter saudade”, afirmou o goleiro Alisson.

Enquanto não podem estar com os jogadores, os amigos e familiares aproveitam para curtir a Rússia.

 Além do vídeo do treino, o amigo de Jesus, por exemplo, postou outros momentos do dia. Eles alugaram uma lancha no mar Negro e aproveitaram o dia de sol. 

A CBF pagou apenas a empresa contratada para fazer a logística, mas as demais despesas, como hotel e passagens, ficam por conta dos convidados ou dos atletas.


JOGOS DO BRASIL

17/06 – Domingo, às 15h
Copa do Mundo
Brasil x Suíça – Rostov-do-Don, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

22/06 – Sexta-feira, às 9h
Copa do Mundo
Brasil x Costa Rica – São Petersburgo, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports​

27/06 – Quarta-feira, às 15h
Copa do Mundo
Sérvia x Brasil – Moscou, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.