Estrelas da seleção viram youtubers durante a Copa do Mundo

Neymar, Marcelo e Willian se inspiram em atletas dos EUA para lucrar na rede

Luiz Cosenzo Sérgio Rangel
Londres

Neymar, Marcelo e Willian farão a sua própria cobertura da Copa do Mundo. Em seus canais no Youtube, os jogadores da seleção brasileira contarão com suas próprias palavras a emoção de disputar o Mundial.

Desde o início da semana, uma equipe com três profissionais trabalha em Londres produzindo conteúdo para o canal de Marcelo, que já conta com mais de 700 mil inscritos.

A capital inglesa foi escolhida pela comissão técnica para ser base da seleção na reta final de preparação antes da disputa do torneio. No Brasil, quase 20 pessoas estão envolvidas no projeto do lateral.

Pela programação da equipe, o canal do jogador do Real Madrid na internet exibirá cinco episódios até a estreia do Brasil no Mundial. O primeiro jogo da equipe nacional está marcado para o dia 17, contra a Suíça, em Rostov.

Neymar também começou a aquecer os seus fãs para a Copa do Mundo. Desde a semana passada, a equipe do canal do jogador do Paris Saint-Germain publica diariamente depoimento de seus antigos treinadores.

Nesta terça-feira (5), Rogério Micale foi a atração em um dos vídeos. O treinador comandou o Brasil na conquista da medalha de ouro olímpica nos Jogos do Rio-2016.

​Willian deverá colocar o seu canal no ar ainda antes do início da Copa do Mundo.

Apesar das restrições impostas pela Fifa para captação de imagens de treinos e jogos, os produtores dos três canais já contam com horas de entrevistas e devem aproveitar as folgas dos atletas para que eles deem depoimentos sobre os jogos na Rússia.

A série colocada no ar no canal de Marcelo no início do ano foi gravada em português e têm legendas em inglês e espanhol. A produção é brasileira, desenvolvida pelo grupo LX e realizada pela agência responsável pela carreira do jogador, a LifePro.

Nos episódios, Marcelo aparece de maneira informal, dando entrevista em casa ou dirigindo seu carro pela capital espanhola. Conta com imagens raras, por exemplo, jogos do lateral no time de futsal do Fluminense, quando ainda era criança.

Segundo os produtores, a série já foi acessada por 6 milhões de pessoas.

Neymar durante treino da seleção brasileira em Londres
Neymar durante treino da seleção brasileira em Londres - Matthew Childs/Reuters

Avessos a entrevistas, os três investiram no canal para se comunicar de uma forma direta com os seus fãs. 

A iniciativa dos jogadores da seleção segue o modelo adotado por astros do esporte nos Estados Unidos, como os jogadores da NBA Isaiah Thomas, do Los Angeles Lakers, e Sthepen Curry, do Golden State Warriors.

Neste ano, a seleção faz a preparação mais fechada das últimas Copas. Os jornalistas assistem a parte dos treinos e apenas um atleta participa da entrevista coletiva após as sessões comandadas por Tite.

Até agora, a comissão técnica fechou completamente os treinamentos para o acesso de jornalistas em dois dias.

Na sexta (8), o último treino antes do embarque da delegação para a Áustria será fechado. No domingo (10), o Brasil enfrenta os donos da casa em Viena, no último amistoso antes do início da Copa.

Além de controlar a imagem, os jogadores investem no canal numa tentativa de faturar mais. Um dos responsáveis pelo projeto ouvidos pela Folha acredita que o canal no YouTube pode ser uma fonte de receita extra.

Segundo cálculos de executivos do mercado do esporte, um atleta de alto nível acaba tendo até um terço de sua receita relacionado apenas à venda de sua imagem. Marcelo recebe do Real Madrid cerca de R$ 400 mil euros (R$ 1,8 milhão) mensais.

O lateral é patrocinado por três multinacionais. Ele deve anunciar até a próxima semana mais dois parceiros, que vão investir apenas no canal.

Jogos do Brasil:

10/06 – Domingo 11h
Amistoso
Áustria x Brasil – Viena, Áustria
Na TV: Globo e SporTV


17/06 – Domingo 15h
Copa do Mundo
Brasil x Suíça – Rostov-do-Don, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports


22/06 – Sexta-feira 9h
Copa do Mundo
Brasil x Costa Rica – São Petersburgo, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports


​27/06 – Quarta-feira 15h
Copa do Mundo
Sérvia x Brasil – Moscou, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.