Descrição de chapéu Falando Russo Copa do Mundo

Falando russo: máquina deu nome a clubes de futebol no bloco soviético

Clube de Moscou nasceu ligado a serviço secreto

Lucas Simone

Os dicionários de língua portuguesa definem "dínamo" como uma máquina capaz de transformar energia mecânica em energia elétrica.

Porém, para os amantes do futebol, a palavra remete ao Dínamo de Kiev, clube da capital ucraniana que venceu o maior número de títulos do campeonato soviético.

Além do êxito esportivo, um obscuro episódio ocorrido na Ucrânia ocupada pelos nazistas contribuiu para transformar o time em lenda.

Em agosto de 1942, o Start, formado por alguns atletas do Dínamo, derrotou uma equipe de oficiais alemães. A vitória na "partida da morte" teria custado a vida de alguns dos jogadores. Diversos livros e até filmes foram dedicados ao tema —um deles com Sylvester Stallone e Pelé.

Se o Dínamo de Kiev granjeou fama internacional, seu xará sediado na capital russa não teve a mesma sorte.

O Dínamo de Moscou sempre fez bom papel nos campeonatos soviéticos, mas parece menos conhecido que sua maior estrela, Liev Iáchin —a Aranha Negra—, que defendeu a equipe nos anos 1950/60 e que foi considerado pela Fifa o maior goleiro da história.

Em foto tirada da da lateral traseira do gol, goleiro abre a boca e salta todo esticado para tentar alcançar a bola, que vem alta. Ao fundo, uma arquibancada lotada.
O goleiro Liev Iáchin da União Soviética, faz defesa contra a Seleção da Alemanha Ocidental, válido pela semi-final da Copa do Mundo de 1966, em Liverpool (Inglaterra) - Bippa-1966/Associated Press

O clube nasceu ligado à Tcheká, o primeiro serviço secreto do período soviético (antecessor do NKVD, da KGB e do atual FSB), e tinha grande rivalidade com o CSKA, time ligado ao Exército. Não é coincidência o fato de que um dos torcedores mais famosos do Dínamo foi Lavrenti Béria, braço direito de Stálin no auge das repressões.

Por essa relação estreita com o poder, o nome Dínamo foi adotado por times de toda a URSS. Varlam Chalámov narra em um dos "Contos de Kolimá" um aborrecido campeonato siberiano em que todas as equipes se chamavam Dínamo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.