Descrição de chapéu Copa do Mundo Falando Russo

Falando russo: palavra com dois significados nomeou estação espacial

Mir, primeira estação espacial modular da história, foi lançada em 1986

 

Mir significa tanto “mundo” (“Terra”, “universo”) como “paz”. Só que nem sempre esses dois significados paradoxais coincidiram na mesma palavra. Antes da reforma ortográfica bolchevique de 1917-1918, o termo possuía duas grafias: “мiръ” e “миръ”, a primeira se referia ao universo, e a segunda, à ausência de guerra. Com a reforma, aposentaram o “i” (ainda vivo em Belarus e na Ucrânia), dando à palavra mir esse duplo sentido.

E os homônimos deram trabalho aos linguistas. Nas mais de 1.300 páginas de “Guerra e Paz” (“Voiná i Mir”, 1865-69), que Tolstói usou para descrever a sociedade russa durante a campanha napoleônica, às vezes não é possível determinar o sentido de mir.

“Claro que no contexto de ‘Guerra e Paz’ podemos por vezes entender o que exatamente se tinha em vista, mas, infelizmente, nem sempre”, explica Valéri Sájin, membro da União dos Escritores de São Petersburgo.

Durante a Primeira Guerra (1914-18), Maiakóvski compôs seu “Guerra e Paz”, mas, na realidade, no poema aparece мiръ, ou seja, não seria paz, mas mundo ou sociedade, outra conotação do antigo vocábulo, que também indica uma comunidade de camponeses do período de servidão.

Considerações linguísticas à parte, Mir, como muitos devem lembrar, foi o nome dado à primeira estação espacial modular da história. Em fevereiro de 1986, o módulo principal foi lançado ao espaço, inaugurando mais de uma década de expedições.

Um dos cosmonautas, o legendário engenheiro Serguei Krikalióv, saiu soviético da Terra e voltou russo: quando a URSS entrou em colapso, em 1991, ele estava a bordo da Soiuz TM-12, regressando, no ano seguinte, a um novo e estranho mir. ​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.