Descrição de chapéu Copa do Mundo

Fifa abre processo contra jogadores suíços após gesto polêmico

Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri fizeram sinal provocativo para torcida da Sérvia

São Paulo

Em nota oficial, o Comitê Disciplinar da Fifa divulgou que abriu um processo disciplinar contra os meio campistas da Suíça Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri após fazerem símbolo polêmico em partida contra Sérvia.

 

Em suas comemorações,  Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri imitaram a águia da bandeira da Albânia, etnia majoritária na região do Kosovo, ao comemorar o segundo gol da seleção suíça.

Ambos os jogadores são de origem kosovar, território ao sudeste da Europa que declarou independência unilateralmente em 2008, ao qual a Sérvia e mais 90 nações não reconhecem.

Entre 1998 e 1999, o Kosovo entrou em conflito pedindo a independência da Sérvia. Por isso, houve um fluxo de kosovares para Suíça e outros países da Europa.

Há um mês, em sua conta no Instagram, Shaqiri publicou uma foto com o par de suas chuteiras, uma com a bandeira da Suíça; na outra, a do Kosovo.

Além disso, foram instaurados processos disciplinares contra a federação da sérvia por perturbação e exibição de mensagens políticas e ofensivas por parte de adeptos sérvios.

A instituição também abriu uma investigação preliminar contra o técnico da seleção sérvia Mladen Krstajic por supostas declarações feitas após o jogo.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.