Descrição de chapéu Copa do Mundo

Nigéria enfrenta Croácia sem as 'galinhas da sorte' na arquibancada russa

Governo da Rússia vetou a entrada dos animais símbolo do país africano

São Paulo

Croácia e Nigéria estreiam neste sábado (16) pela Copa do Mundo, a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio Kaliningrado, em jogo válido pelo Grupo D. E mesmo antes de a bola rolar, os nigerianos saíram em desvantagem no confronto.

Os torcedores africanos não poderão apoiar sua seleção levando ao estádio as “galinhas da sorte”. O veto partiu do Ministério da Cultura da Rússia.

Um torcedor da Nigéria exibe uma galinha com as cores da seleção, durante uma partida contra Burkina Faso, pela Copa Africana de Nações. O Ministério da Cultura da Rússia vetou a entrada das "galinhas da sorte" nos estádios da Copa do Mundo
Um torcedor da Nigéria exibe uma galinha com as cores da seleção, durante uma partida contra Burkina Faso, pela Copa Africana de Nações. O Ministério da Cultura da Rússia vetou a entrada das "galinhas da sorte" nos estádios da Copa do Mundo - Rebecca Blackwell - 10.fev.2013/Associated Press

Segundo o ministro da pasta, Andrei Ermak, mesmo as galinhas sendo um símbolo da Nigéria, “dissemos que levá-las, vivas ou mortas, [aos estádios] é impossível”, afirmou.

Ainda segundo Ermak, os torcedores nigerianos serão orientados pelo Comitê Organizador da Copa sobre o local adequado para colocarem as galinhas.

Proibir a entrada das aves nos jogos do Mundial não é fato inédito. Em 2010, na África do Sul, a torcida não pode entrar com os animais no estádio do Ellis Park, em Johanesburgo, para uma partida da Nigéria contra a Argentina.

A Croácia não se preocupa com a superstição e vê o confronto deste sábado como seu maior obstáculo para avançar às oitavas de final.

“Será o jogo mais importante. Esta partida irá abrir ou fechar a Copa para nós”, afirmou o atacante Kramaric, que atua no Hoffenheim (ALE).

A partida terá arbitragem do brasileiro Sandro Meira Ricci, que faz sua estreia apitando um jogo nesta Copa. Além disso, será o primeiro confronto na história entre croatas e nigerianos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.