Descrição de chapéu Copa do Mundo

Com gol nos acréscimos, Alemanha vence e depende de si para chegar às oitavas

Campeão mundial fez 2 a 1 na Suécia no seu segundo jogo da Copa do Mundo

Toni Kroos celebra gol que deu a vitória à Alemanha
Toni Kroos celebra gol que deu a vitória à Alemanha - Michael Dalder/Reuters
 
Sochi

Algoz na última Copa do Mundo e única seleção que pode igualar neste ano o feito de cinco títulos mundiais, a Alemanha acumula motivos para o torcedor brasileiro acompanhá-la na Rússia.

E quem viu a atual campeã neste sábado (23) tem razões para temer um possível enfrentamento com o Brasil, que pode acontecer já nas oitavas de final da competição.

Os alemães sofriam com um empate na segunda partida, em Sochi, após derrota na estreia para o México, quando Toni Kroos, aos 50 minutos do segundo tempo, conseguiu uma virada dupla.

Uma no placar, já que a Alemanha saiu perdendo o jogo contra a Suécia, e outra na sua própria história na partida.

"Era muita pressão sobre mim. É um grande feito na minha carreira. Jogamos com um a menos", afirmou o atleta de 28 anos após a vitória por 2 a 1, no estádio Olímpico Fisht, em Sochi.

Um dos principais jogadores da atual campeã mundial, o meia do Real Madrid foi de vilão a herói no confronto que deixou a seleção alemã viva na Copa do Mundo.

Depois de errar um passe no meio de campo que resultou no gol marcado por Toivonen, aos 32 minutos da etapa inicial, Kroos não se abateu. Nos acréscimos, em cobrança de falta do lado esquerdo do campo, definiu o jogo.

O triunfo fez a Alemanha assumir a segunda colocação do Grupo F, com três pontos --mesma pontuação da Suécia, que caiu para a terceira posição da chave pelo critério do confronto direto.

A Alemanha sofreu muito diante dos suecos para continuarem com chances de classificação às oitavas de final.

Após a derrota para o México na estreia, por 1 a 0, o técnico Joachim Löw fez quatro modificações na equipe.

Assim, o time mostrou um futebol mais dinâmico em sua linha ofensiva e pressionou a Suécia praticamente durante os 90 minutos. Não foi suficiente para ter tranquilidade. Esbarrou em erros de finalização e de posicionamento, que permitiram contra-ataques.

Um deles custou caro. Kroos errou um passe no meio de campo e viu Toivonen abrir o placar, resultado que eliminava a Alemanha. A queda seria a primeira da equipe em fase de grupos da Copa desde 1954, quando voltou a disputar o torneio.

Acuada, a Alemanha contava com uma aposta de Löw para buscar a recuperação: o meia-atacante Marco Reus, uma das quatro novidades da equipe para o duelo contra os suecos. 

Cortado do Mundial de 2014, no Brasil, após sofrer uma grave lesão no tornozelo, Reus ainda ficou fora da Eurocopa de 2016 por causa de uma contusão e viu sua convocação para a Rússia ser colocada em xeque após romper parcialmente o ligamento cruzado do joelho direito. 

Ele foi o jogador que deu mais dinamismo ao ataque alemão e acabou premiado com o gol de empate, aos 2 minutos, após completar cruzamento de Mário Gomez. 

O placar de 1 a 1 ainda deixava a Alemanha com poucas chances de classificação. O enredo ficou ainda pior para os campeões mundiais no segundo tempo, com a expulsão do zagueiro Boateng.

Com um a menos, a equipe alemã pressionou: acertou a trave e obrigou o goleiro Olsen a fazer boas defesas. 

Quando a partida caminhava para o empate, apareceu o até então vilão Kroos. Em uma jogada ensaiada de falta e com pouco ângulo, ele colocou no gol com precisão.

"Estávamos em menor número e, mesmo assim, não paramos de jogar futebol. Muitos jogos são decididos no fim das partidas nesta Copa do Mundo. Hoje, tivemos sorte do nosso lado. Eu fui na sorte. Toni na categoria. Ele se redimiu do erro", disse Reus, eleito o melhor em campo pela Fifa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.