Descrição de chapéu Copa do Mundo Falando Russo

Falando russo: conheça nome dado a jovens pobres, violentos e alcoólatras

Gíria pejorativa se disseminou no fim da década de 1980

Irineu Franco Perpetuo
São Paulo

Gíria russa pejorativa para designar membros jovens e do sexo masculino das classes baixas e das periferias urbanas, associados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, comportamento violento, crimes e contravenções.

Do ponto de vista político, os gópniki (plural de gópnik) são vistos como partidários de um ultranacionalismo xenófobo.

Homem fica de pé do lado de fora de trem no subúrbio de Moscou, na Rússia
Homem fica de pé do lado de fora de trem no subúrbio de Moscou, na Rússia - Kirill Kudryavtsev/AFP

Embora a palavra tenha se disseminado a partir do fim da década de 1980 e do começo da década de 1990, as suas origens são bem mais antigas.

Acredita-se que venha de GOP, sigla de Sociedade Estatal para os Abandonados (depois da Revolução de 1917, Habitação Estatal do Proletariado, que em russo tem as mesmas iniciais), entidade para crianças e adolescentes sem lar, que ficava na avenida Lígovski, em São Petersburgo (depois de 1924, Leningrado).

O estereótipo do gópnik usa cabelo bem curto, debaixo de uma boina, com uma garrafa de vodca ou cerveja na mão, mastigando sementes de girassol ou comendo um espeto de chachlýk (o churrasquinho russo).

O traje típico é um agasalho esportivo, original ou imitação da marca Adidas. A empresa alemã vestiu a equipe da URSS nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980.

Embora as autoridades do país tenham proibido a empresa de exibir sua grife nas vestes dos atletas (em vez das tradicionais três listras laterais, os uniformes traziam apenas uma, em vermelho), a marca se tornou conhecida e popular no país justamente no momento em que a subcultura gópnik estava florescendo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.