Descrição de chapéu Copa do Mundo

Pelé cancela palestra em Moscou e decide até terça se vai à abertura da Copa

Ex-jogador foi convidado pela Fifa, mas sente dores por causa de fisioterapia

Pelé em evento na capital Moscou, em dezembro passado
Pelé em evento na capital Moscou, em dezembro passado - Maxim Shemetov - 1º.dez.17/Reuters
Alex Sabino Fábio Aleixo
Moscou

Pelé, 77, não participará de um evento na Universidade Estadual de Moscou nesta segunda-feira (11), no qual havia sido anunciado como uma das principais atrações pela instituição.

Sua participação, inclusive era dada como certa pela Fifa que trabalha em parceria com universidade.

"O Pelé não está se sentindo muito bem e com dores por causa da fisioterapia que vem fazendo", disse à Folha José Fornos Rodrigues, o Pepito.

 

Segundo o assessor, o ex-jogador decidirá até terça-feira (12) se irá participar da abertura da Copa do Mundo na quarta-feira (14) no estádio Lujniki. Ele foi convidado pela Fifa para viajar à Rússia.

"Ele ainda está estudando. Entre amanhã [segunda-feira] e terça", teremos uma resposta, disse Pepito.

A última viagem de Pelé à Rússia foi para o sorteio dos grupos do Mundial, em dezembro do ano passado. Na ocasião, ele apareceu para a cerimônia em uma cadeira de rodas por causa da dificuldade de se locomover.

Pelé vem há anos batalhando contra um problema no quadril. Ele está em tratamento para se recuperar de malsucedida cirurgia de implante de prótese no quadril, em 2012. Depois disso, passou por mais duas operações.

Ele ainda reclama de dores, mas mostra significativa melhora na capacidade de locomoção. Em entrevista à Folha, em 2016, chegou a dizer ter sido vítima de erro médico, algo que foi descartado.

Em junho de 2017, o ex-jogador também esteve na abertura da Copa das Confederações. A viagem à Rússia serviu para atender um compromisso com a fabricante de relógios suíça Hublot, da qual é embaixador. Ele participou da abertura de uma loja e de uma cerimônia na Praça Manej, próxima ao Kremlin.

Em janeiro, foi com um andador para participar da festa e abertura do Estadual do Rio, do qual foi embaixador. Deveria entregar a taça ao campeão em abril, mas os problemas físicos o impediram.

Em março, quando o Brasil enfrentou a Rússia em amistoso no estádio Lujniki de Moscou -vitória por 3 a 0- estava prevista uma homenagem a Pelé.

A ideia era que ele entrasse em campo passando por um corredor formado pelos jogadores das duas seleções. Seria para marcar os 60 anos de sua estreia em Copas.

Entretanto, por recomendação médica em virtude de dores no joelho, não viajou à capital russa.

A Folha apurou que, no fim de maio deste ano, Pelé recebeu liberação de seus médicos para ir à Rússia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.