Descrição de chapéu Copa do Mundo

Projeto cria figurinhas para jogadores da Copa fora de álbum da Fifa

Britânico convida designers para ilustrar atletas ausentes de coleção de cromos

Daigo Oliva
São Paulo

Ederson, Cássio, Geromel, Fred, Taison, Fagner e Danilo foram à Rússia, mas não para o álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo. Convocados por Tite em maio, os jogadores ficaram de fora da escalação da Panini, editora responsável pelo produto lançado em março.

Para compensar a ausência de atletas no álbum, o britânico Dave Will convidou designers de diversos países para ilustrar figurinhas substitutas.

The MIFA Project —trocadilho com Fifa e sigla em inglês para Missing Footy Album, ou ausentes do álbum de futebol, em tradução livre— reúne cromos desenhados em estilos variados, que vão de caricaturas clássicas a desenhos com a estética de videogames da década de 1980.

Na página do projeto, há um formulário para aqueles que querem contribuir com a iniciativa. Ainda é possível participar, uma vez que nem todos os jogadores fora do álbum da Fifa foram ilustrados.

Procurada pela Folha, a assessoria da Panini diz que o lançamento das figurinhas oficiais dos jogadores ausentes, algo que já ocorreu na Copa anterior, é previsto para junho.

Diferentemente dos cromos vendidos atualmente nas bancas, as figurinhas substitutas não serão envelopadas.

Os colecionadores comprarão os retratos em um encarte com todos os atletas de uma só vez —a empresa não informou qual será o valor do produto.

Até lá, os que foram escolhidos pela editora e preteridos pelos técnicos de suas seleções ainda podem curtir o álbumUm de cada seis jogadores do álbum não está na Copa. Neste Mundial, pelo menos 92 atletas cujas figurinhas já estão coladas assistirão ao evento pela televisão.

Lesões, palpites errados da editora e mudanças de planos de treinadores fizeram com que 16% dos jogadores do álbum não fossem convocados. 

A Coreia do Sul lidera o ranking dos ausentes, com oito jogadores que estão no álbum mas não nas listas oficiais --ao total cada seleção leva 23 atletas, mas no álbum são apenas 18 cromos de profissionais.

​Entre os brasileiros, Daniel Alves (PSG), por lesão, e Giuliano (Fenerbahçe), por opção de Tite, tiveram que se contentar com seus cromos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.