Recuperado, Neymar inicia maior desafio diante de antigo algoz

A Suíça é o rival europeu que mais vezes o derrotou desde as categorias de base

Camila Mattoso Diego Garcia Luiz Cosenzo Sérgio Rangel
Rostov-do-Don

Neste domingo (17), a partir das 15h, em Rostov, na Rússia, o atacante Neymar, recuperado de uma cirurgia no pé direito, dará o primeiro passo rumo ao maior desafio de sua carreira: comandar a seleção brasileira rumo ao título mundial e, assim, credenciar-se para ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.

Para isso, terá um velho obstáculo pela frente logo de cara, a Suíça, rival europeu que mais vezes o derrotou.

O primeiro revés foi há nove anos, pela Copa do Mundo sub-17, quando o time europeu venceu por 1 a 0 e eliminou da competição a geração brasileira nascida em 1992.

Neymar irá estrear novo visual diante da Suíça, neste domingo, em Rostov-do-Don
Neymar irá estrear novo visual diante da Suíça, neste domingo, em Rostov-do-Don - Eduardo Knapp/Folhapress

Aquela equipe também tinha Philippe Coutinho, Casemiro e Alisson, trio titular neste domingo em Rostov.

Do lado suíço naquele sub-17 de 2009, Xhaka, Seferovic e Rodriguez estavam entre os relacionados para o jogo, realizado na Nigéria, em 2009 --apenas os dois primeiros entraram em campo. Hoje, os três são titulares da equipe que irá encarar o Brasil.

Apesar dos jovens astros, a campanha da seleção de 2009 foi uma das piores da história brasileira em todas as categorias, dos juniores aos profissionais. Apenas em outras quatro oportunidades a seleção caiu em uma primeira fase de Copa do Mundo: 1930, 1934 e 1966 (adulto) e 1987 (sub-17). O pior início possível para Neymar com a camisa do Brasil.

No ano seguinte ao vexame do sub-17, Neymar recebeu apoio popular para ser levado à Copa do Mundo da África do Sul, após sua meteórica evolução com o Santos. Foi deixado de fora por Dunga e só estreou pela seleção principal com Mano Menezes, em amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey, já em agosto de 2010. Marcou um dos gols na vitória por 2 a 0. No segundo jogo, perdeu para a Argentina por 1 a 0 em Doha, no Qatar.

Já no começo de 2011, o atacante deu a volta por cima com seleções de base, ao ser campeão do Sul-Americano sub-20. Fez nove gols em sete jogos. A partir daí, a carreira de Neymar decolou.

"Desde as categorias de base da seleção brasileira o Neymar já se mostrava um jogador diferente. Lembro que, para o Sul-Americano de 2011, trabalhei aproximadamente 60 dias com ele. Desde o primeiro dia, percebi que era um jogador diferente fisicamente e taticamente", disse Ney Franco, técnico de Neymar no torneio de 2011.

Depois do Sul-Americano, Neymar assumiu o posto de craque e principal jogador da seleção, mesmo com apenas 19 anos de idade. E o prestígio não parou mais de crescer até o Mundial de 2014, quando chegou ao Brasil sonhando com o título e o posto de melhor jogador do mundo.

Fazia boa participação quando se lesionou nas quartas de final contra a Colômbia. Ausente no 7 a 1 diante da Alemanha, foi poupado das críticas. Apenas ele, Marcelo, Paulinho, Thiago Silva e Willian chegaram à Rússia.

Ao todo, até a estreia contra a Suíça, Neymar marcou 73 gols em 109 jogos com as camisas das seleções adulta e de base. Pela equipe principal, são 55 gols em 85 partidas.

Após balançar as redes contra a Áustria, no último amistoso antes da Copa, Neymar igualou Romário entre os cinco maiores artilheiros da seleção, atrás apenas de Pelé (95), Ronaldo (67) e Zico (66).

Aos 26 anos de idade, pode ter mais duas Copas pela frente e bater o recorde --Cristiano Ronaldo, atual melhor do planeta e astro de Portugal, por exemplo, tem 33 anos.

Mesmo com todos os números positivos pela seleção, entretanto, o camisa 10 jamais conseguiu vencer a Suíça.

Além da eliminação no sub-17 de 2009, Neymar foi derrotado de novo em amistoso de agosto de 2013, em Basileia, mais uma vez por 1 a 0.

Na ocasião, a equipe de Felipão vinha de uma invencibilidade de 11 jogos, com direito ao título da Copa das Confederações conquistado com boas atuações de Neymar.

Os dois reveses fazem da Suíça o rival europeu que mais vezes venceu Neymar em toda a sua história pela seleção brasileira. O jogador ainda perdeu quatro vezes para a Argentina e três para o México, mas também chegou a triunfar nos embates contra esses dois rivais, em duas oportunidades contra cada um deles.

No total, Neymar tem apenas quatro outras derrotas representando o Brasil. 

Pelo time sub-23, caiu contra Grã-Bretanha e México. Na equipe principal, foi superado por Inglaterra e Colômbia, este em junho de 2015, no que foi sua última derrota.

Desde então, Neymar não perdeu mais com a camisa canarinho: são 20 jogos de invencibilidade pela seleção brasileira, 15 deles com o técnico Tite no comando.

O retrospecto do atacante com o novo treinador é o maior de toda a sua carreira. São 13 vitórias e dois empates, além de nove gols marcados. Contra a Suíça, o primeiro passo na busca pelo hexa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.