Descrição de chapéu Copa do Mundo

Sampaoli abre mão de xodós para estreia da Argentina na Copa

Técnico deve trocar Lo Celso por Biglia e Higuaín por Aguero contra a Islândia

Bronnitsi

Giovani Lo Celso é um dos jogadores preferidos de Jorge Sampaoli na seleção argentina. Mas em nome do pragmatismo, o meia de 22 anos do Paris Saint-Germain não será titular na estreia da Copa do Mundo contra a Islândia, no próximo sábado (16), em Moscou. Porque o treinador se apoia em um plano de jogo para não ficar encaixotado no sistema defensivo da Islândia.

Nos treinos em Bronnitsi (55 km de Moscou), ele decidiu colocar mais um volante de marcação no lugar do criativo Lo Celso. Lucas Biglia vai fazer dupla de cabeças de área com Javier Mascherano.

Segundo funcionários da AFA (Associação de Futebol Argentino) que acompanharam os treinamentos fechados para a imprensa, que foram quase todos, Sampaoli percebeu que teria de dar liberdade para os laterais, não necessariamente para cruzarem bolas na área, mas fecharem pelo meio e ajudarem os meias. A aposta é na velocidade.

Por este motivo, ele sacou também outro dos seus nomes de confiança na seleção: o lateral Gabriel Mercado, autor do primeiro gol da seleção com o técnico no comando, contra o Brasil, em junho do ano passado. Eduardo Salvio, um meia de formação, vai atuar pela ala direita, com Nicolás Tagliafico na esquerda.

Em nome da velocidade e movimentação, Sergio Aguero foi escolhido para ser o atacante, ganhando a disputa com Gonzalo Higuaín. De 1,73 m, Aguero oferece mobilidade no ataque e capacidade de voltar para a armação e abrir espaços para Lionel Messi, Maximiliano Meza e Ángel Di María.

Mas isso não significa que a escalação estará definida para as partidas seguintes, mesmo que a Argentina jogue bem e vença a Islândia. O plano de Sampaoli é adaptar a maneira de jogar de acordo com o adversário, mantendo uma espinha dorsal em que a peça imutável é, claro, Messi.

Para a estreia, o time será formado por Caballero; Salvio, Otamendi, Rojo e Tagliafico; Mascherano e Biglia; Meza, Messi e Di María; Aguero.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.