Descrição de chapéu Copa do Mundo

Sanções dos EUA impedem Nike de fornecer chuteiras ao Irã

Jogadores pedem ajuda para outras seleções ou compram os próprios materiais

Moscou | AFP

A três dias de estrearem na Copa do Mundo, os jogadores do Irã podem ficar sem chuteiras. Devido as sanções comerciais impostas pelos EUA ao país, a Nike não pode fornecer nenhum tipo de material à seleção.

“As sanções significam que, como uma empresa norte-americana, a Nike não pode fornecer chuteiras aos jogadores da seleção iraniana neste momento”, afirmou a companhia em um comunicado oficial.

Jogadores do Irã durante treino em Moscou - Alexander Nemenov/AFP - 10.jun.18

O Irã foi a primeira equipe a desembarcar na Rússia, na última terça-feira (5). A seleção estreia nesta sexta-feira (15), contra o Marrocos, pelo grupo B do Mundial.

A decisão pegou jogadores e comissão técnica de surpresa, já que na Copa do Mundo de 2014, as imposições comerciais do governo dos EUA não impediram a empresa de fornecer os materiais para a equipe.

“Os jogadores estão acostumados com os seus equipamentos. Não é certo mudar isso em uma semana antes de partidas tão importantes”, disse o técnico Carlos Queiroz à ESPN.

Para não ficar sem os equipamentos, jogadores estão contando com a ajuda de colegas não-iranianos ou comprando eles prórpios as chuteiras, afirmou a ESPN.

A decisão da Nike mostra uma escalada na turbulenta relação entre Washington e Teerã. Em maio, o presidente Donald Trump retirou os EUA do acordo de controle de atividades nucleares firmado com Irã, além da França, Alemanha, Reino Unido, China e Rússia.


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.